A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM POR MEIO DA ESCUTA ATENCIOSA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Gisélia Nogueira Noleto Vasconcelos, Cristina D’Ornellas Filipakis Souza
Resumo

Essa pesquisa propõe destacar a importância da afetividade como ferramenta psicopedagógica, através da escuta atenciosa, no processo de ensino-aprendizagem. Buscou-se entender a relação professor-aluno e suas implicações, os fatores que influenciam/dificultam essa relação e elencar as consequências da escuta atenciosa e sua influência no processo educativo. Tratase de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, de forma que não foi alvo a representatividade numérica, mas a busca pelas razões, sem quantificar valores. Levantaram-se referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos, livros, artigos científicos e páginas de web sites, como o Capes, Google Acadêmico e Scielo, utilizando as palavras-chave: afetividade, escuta atenciosa, diálogo, relação professor-aluno, função social da escola. É possível inferir que a afetividade entre o professor e o aluno influencia a forma de adequar as atividades às suas possibilidades, fornecendo meios para que este realize a tarefa ao confiar em sua capacidade e focar em suas dificuldades. Ainda, que o vínculo afetivo criado através do diálogo e afetividade oportuniza o aluno a expressar os sentimentos que permeiam o processo educativo, auxiliando a equipe escolar a compreender melhor a dinâmica vivenciada pelo aluno. Com base nas informações colhidas, sugeriu-se uma proposta de intervenção que pode contribuir de forma significativa para a melhoria das relações estabelecidas no espaço escolar, principalmente entre professor-aluno, pois sabe-se que o processo ensino-aprendizagem é uma via de mão-dupla e que a empatia é o sentimento de identificação entre os pares que aproxima as relações estabelecidas no contexto escolar.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2017
8-18
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767