CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Olga Raiza Pereira Borges, Ana Beatriz Dupré Silva
Resumo

No Brasil o número de óbitos por acidente de trânsito tem aumentado consideravelmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última estimativa realizada no ano de 2013 mais de 44 mil pessoas perderam a vida nas estradas e ruas brasileiras. Dentre esse número, estatísticas do DATASUS (2013) apontam que a cidade de Palmas/TO está em 8º lugar entre as 27 capitais no ranking da taxa de mortalidade no trânsito. A OMS apresenta que as causas de acidentes estão quase sempre relacionadas ao fator humano, negligência, imprudência e imperícia. Tendo em vista a importância do condutor para a manutenção de um trânsito seguro, depara-se com um problema: a obtenção da carteira de habilitação para dirigir, especificamente o processo de formação e avaliação aos quais são submetidos tais candidatos. Este trabalho teve como objetivo investigar a metodologia de ensino utilizada nas aulas práticas de um Centro de Formação de Condutores (CFC), durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em Palmas/TO.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2017
91-107
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767