AVALIAÇÃO PSICODIAGNÓSTICA E NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL E RECURSOS LÚDICOS

Rafaela Lameira da Silva Carreiro, Marília Pereira Batista, Marisa Ramos Armudi, Nívive Guilherme Ayres, Ruth do Prado Cabral
Resumo

A Avaliação Psicodiagnóstica e Neuropsicológica Infantil são procedimentos muito utilizados em processos terapêuticos clínicos. A Avaliação Psicológica é um dos aspectos importantes do conhecimento em Psicologia, e é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. A Avaliação Psicodiagnóstica parte dos princípios de levantamento prévio de hipóteses que poderão serem confirmadas ou refutadas mediante os resultados obtidos através do processo investigativo Já a Avaliação Neuropsicológica é um procedimento importante para o exame das funções cognitivas e executivas da criança e do adolescente e imprescindível para o traçar do diagnóstico neuropsicológico. Auxilia no diagnóstico precoce de alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental através de instrumentos psicométricos, escalas do desenvolvimento e análise qualitativa do que foi produzido pela criança/adolescente. A realização de uma avaliação psicológica e neuropsicológica infantil não tem por finalidade fornecer um “rotulo” ao paciente, mas de colaborar para a elaboração de uma terapêutica de acordo com as necessidades reais e específicas da criança/adolescente, proporcionando melhor qualidade de vida e esclarecimentos aos familiares à real condição do paciente. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de finalidade metodológica exploratória e de natureza qualitativa.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2020
114-122
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767