O trabalho tem como objetivo levantar os principais artigos sobre a contribuição da psicologia da educação na redução dos transtornos mentais em acadêmicos do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa com procedimento metodológico de revisão sistemática, abordagem quanti-qualitativa e objetivo metodológico exploratório. A busca dos dados ocorreu entre abril e junho de 2020, pelas plataformas: SciELO, BVS e Portal da CAPES. Foram analisados 11 artigos e verificou-se que as maiores causas de sofrimento psíquico nos universitários, referem-se a transtornos mentais comuns como déficits de habilidades sociais, transtorno depressivo, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e estresse. A psicologia da educação pode contribuir com a saúde mental dos estudantes por meio da implantação dos Serviços Psicológicos nas IES, que possibilite intervenções com os alunos, e busca de estratégias junto aos profissionais da instituição, que vão do meio acadêmico, com apoio e envolvimento dos docentes, funcionários, coordenadores, reitores, familiares e comunidade externa.