PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: uma revisão sistemática

Lanusse Guimarães de Castro Ribeiro, Poliana Lopes Garcia, Vanessa Roberta Dias Medeiros, Verônica Bibiana Oliveira Carvalho, Ana Letícia Covre Odorizzi, Meirilene Mendes Teixeira, Márcia Natalie Barreto Queiroz Cardoso
Resumo

O trabalho tem como objetivo levantar os principais artigos sobre a contribuição da psicologia da educação na redução dos transtornos mentais em acadêmicos do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa com procedimento metodológico de revisão sistemática, abordagem quanti-qualitativa e objetivo metodológico exploratório. A busca dos dados ocorreu entre abril e junho de 2020, pelas plataformas: SciELO, BVS e Portal da CAPES. Foram analisados 11 artigos e verificou-se que as maiores causas de sofrimento psíquico nos universitários, referem-se a transtornos mentais comuns como déficits de habilidades sociais, transtorno depressivo, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e estresse. A psicologia da educação pode contribuir com a saúde mental dos estudantes por meio da implantação dos Serviços Psicológicos nas IES, que possibilite intervenções com os alunos, e busca de estratégias junto aos profissionais da instituição, que vão do meio acadêmico, com apoio e envolvimento dos docentes, funcionários, coordenadores, reitores, familiares e comunidade externa.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2020
233-248
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767