ANSIOSAMENTE: GRUPO TERAPÊUTICO PARA REDUÇÃO DE ESTRESSE E ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

João Vitor Santos Maciel, Ângela Cristina Dias Maffissoni, Sonielson Luciano De Sousa
Resumo

A adolescência mostra-se como uma das fases de vida de maior conturbação psico-emocional, sendo permeada por inúmeras mudanças e transformações, passíveis de proporcionar a vivência de altos níveis de estresse e ansiedade. Assim, o presente artigo traz discussões acerca dos resultados obtidos com uma intervenção terapêutica grupal, realizada por acadêmicos de psicologia, que teve por intuito atuar na expansão do repertório em adolescentes, ajudando na criação de estratégias para a vivência dos fatores supracitados. O aporte teórico se pautou na utilização de Mindfulness e TFC, com o enfoque em propiciar autoconsciência das emoções difíceis, para, posteriormente, tratá-las de forma compassiva. Ao final, a intervenção obteve sucesso significativo, principalmente no que tange ao inicialmente proposto, fato mensurado por relatos espontâneos dos participantes, sendo a principal melhora relatada, o sentimento de acolhimento, a oportunidade de lugar de fala e desenvolvimento na interação social, em especial com o próprio grupo.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2022
88-107
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767