A IMPORTÂNCIA DO USO DE MINDFULNESS E AUTOCOMPAIXÃO NO AUXÍLIO DA REDUÇÃO DO ESTRESSE E ANSIEDADE DE PROFESSORES

BRUNO SOARES OLIVEIRA, CLAUDINEIA RAMOS DE ABREU, EMÍLIA THEODORO DA SILVA GOMES, GENILZA CARDOSO DE FREITAS, JÚLIA NASCIMENTO MARCELO, VITOR MANOEL SANTANA PARENTE, VOLIMAR AIMI, SONIELSON LUCIANO DE SOUSA
Resumo

A sobrecarga de atividades e a autocobrança relacionada às atividades desempenhadas pelos
professores de ensino básico, está acarretando uma prevalência de adoecimento mental, como
ansiedade, estresse e depressão. Este trabalho visa ressaltar a importância e os benefícios das
técnicas Mindfulness (atenção plena) e Teoria Focada na Compaixão (TFC) no âmbito escolar
como forma para prevenção do adoecimento mental através do desenvolvimento de
habilidades como a auto bondade, humanidade compartilhada e atenção plena para minorar os
sintomas gerados por sua atuação. A pesquisa bibliográfica foi feita em bases de dados como
Scielo e Pepsic.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2023
302-312
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767