BENEFÍCIOS DA ARTETERAPIA E DA PSICOEDUCAÇÃO EM GRUPO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA SEGUNDA INFÂNCIA

ANA CLARA GODINHO RIBEIRO, ANDRÉIA OLIVEIRA DA MATA, CECÍLIA SILVA SOBREIRA; ÍSIS DE OLIVEIRA ALMEIDA PINHEIRO, NATHALIA HANNY DE OLIVEIRA MAUES, SONIELSON LUCIANO DE SOUSA, IRENIDES TEIXEIRA
Resumo

O presente artigo apresenta o arcabouço teórico para uma “oficina das emoções”, voltada à
promoção da saúde mental na segunda infância. Pode ser trabalhado com crianças da
primeira, segunda ou terceira infância. Mostra embasamento no repertório teórico e prático da
Terapia Cognitivo Comportamental em grupos ou individualmente, tendo em vista, como
estrutura base, recepção, recordação do conteúdo abordado no encontro anterior;
psicoeducação das emoções; treino em identificação e reconhecimento das emoções,
encerramento com feedback. Dados apontaram que, dentre outros aspectos, realizar oficinas
de emoções com crianças é uma estratégia promotora de saúde mental e de conhecimento
sobre os sentimentos. O levantamento de dados ocorreu através de uma pesquisa
bibliográfica de teor qualitativo.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2023
313-319
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767