EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM GRUPOS TERAPÊUTICOS PARA CRIANÇAS

CAMILA PEREIRA, FERNANDA MACIEL, MARIA VICTORIA, NAYARA PAZLANDIM, PÂMELLA GASTALDI, RENILTON LIMA, SONIELSON LUCIANO DE SOUSA
Resumo

Este ensaio discute a relevância de introduzir a educação antirracista em grupos terapêuticos
para crianças, frente ao persistente problema da discriminação racial na sociedade. É possível
reconhecer os impactos negativos provocados por atitudes de racismo no cotidiano.
Comportamentos racistas, podem afetar de maneira negativa o bem-estar emocional e
psicológico das crianças, por esse motivo, é fundamental enfatizar a importância da
sensibilização quanto a este assunto desde a infância. Para tanto, destaca-se a notoriedade dos
grupos terapêuticos, liderados por psicólogos, para combater o racismo, promover o diálogo e
capacitar as crianças como agentes de mudança nas comunidades em que participam. Este
estudo investiga como a educação antirracista, em grupos terapêuticos, pode ampliar o olhar
das crianças em relação aos conteúdos referente à discriminação racial e combater atitudes
antirracistas.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2023
262-270
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767