INCLUSÃO DO ALUNO DENTRO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

ALLYNE MARTINS GOMES, SONIELSON LUCIANO DE SOUSA
Resumo

A Educação Especial é uma parte da educação voltada a educandos com necessidades educativas especiais, assim sendo exercida em salas especiais como: a de AEE (Atendimento Educacional Especializado) no contra-turno de aulas aplicadas em salas regulares, em uma perspectiva inclusiva é bastante importante, pois amplia as capacidades de ensino aprendizagem significativa, alcançando um bom desempenho escolar, além de autonomia e ótima cognição nas atividades pedagógicas, assim atendendo suas particularidades em salas de ensino regular. Justifica-se o estudo e aprofundamento acerca da temática pelo o fato na atualidade a inclusão ser de extrema importância para um ótimo rendimento escolar dos educandos da educação especial. Tem por objetivo principal compreender a importância e como é feito o processo de ensino aprendizagem desses educandos portadores de necessidades educativas especiais. Visando isso faz se necessário abrir lacunas para alguns requisitos visto hoje em dia no contexto escolar, o profissional da educação deve estar preparado para a inclusão desses educandos? Vale como principal característica do aprendiz incluso a autonomia? A afetividade corrobora com o processo de ensino aprendizagem? Foi se utilizado para a pesquisa uma instituição inclusiva, onde contava com salas especiais e que frequentava a mesma, foi observado característica do espaço físico, as técnicas e métodos inclusivos. Além de recursos adaptados, utilizou-se também pesquisa bibliográfica em livros e sites com autores que discorre acerca da temática. Concluindo que os profissionais devem sempre se manter em atualização.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2023
329-339
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767