MINDFULNES, AUTOCOMPAIXÃO E TERAPIAS DE GRUPO PARA ALUNOS ANSIOSOS

ALLYNE MARTINS GOMES, AMANDA CAROLINY SGORLA, ARI DEMÉTRIOS MICULIS REIGOTA, JOSE EDUARDO BISPO DE OLIVEIRA, RAFAELA BARROS COSTA, SONIELSON LUCIANO DE SOUSA
Resumo

O ambiente escolar, seja ele desde a pré-escola aos ambientes universitários, traz consigo uma
bagagem de estresse emocional e psicológico que influencia os alunos de diversas maneiras,
por vezes positivas, por vezes negativas. Com enfoque em alunos em situação estressora, esse
artigo busca trazer uma visão sobre ansiedade desses alunos, assim como a aplicação de
terapias em grupo com ênfase em Mindfulness e Terapia focada na Compaixão podem
auxiliar no alívio de sintomas e a lidar melhor com esse período da vida. Após a pesquisa
bibliográfica qualitativa sobre o tema, constatou-se que a prática de grupo terapêuticos com
mindfulness e TFC são práticas recorrentes, sugeridas e embasadas em estudos científicos,
trazendo resultado positivo no alívio dos sintomas e evolução dos envolvidos em diversos
grupos terapêuticos compostos pelo público alvo em questão.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2023
340-349
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767