Para participar do CAOS, os participantes devem, após a efetivação da inscrição, submeter seus trabalhos (artigos). Os textos devem ter entre dez e quinze páginas e seguir as normas de formatação do template disponibilizado. Após a inscrição, o trabalho passará pela avaliação de um comitê científico. Ressalta-se que o objetivo do CAOS é o estímulo à atividade de pesquisa de temas relevantes para a psicologia e seu desenvolvimento enquanto ciência e profissão. Assim, a avaliação dos trabalhos terá caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.
Depois de aprovado pelo comitê científico, o trabalho deverá ser apresentado oralmente no dia 23/11/2023 a partir das 19h. Essa apresentação seguirá o tempo estabelecido de 20 minutos, bem como a ordem divulgada previamente no site do congresso. As apresentações serão organizadas por afinidade entre as temáticas dos trabalhos inscritos, formando-se, assim, mesas de discussão.
O artigo deverá seguir obrigatoriamente a formatação estabelecida a seguir.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
Papel: tamanho personalizado, no formato (A4), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita medindo 2.5 mm.
Fonte: Times New Roman, tamanho 13 para título, 12 para autores, texto e identificação do evento e, 9 para os sobrescritos, subscritos e notas de rodapé.
Recuos e espaçamentos: o espaçamento entre linhas deverá ser simples e o texto com recuo de 1 cm para parágrafos.
Paginação: as páginas não devem ser numeradas.
Dimensão: a produção (artigo) deverá ocupar no mínimo 10 e no máximo quinze laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras; exceto referências.
Formato para submissão: o arquivo deve ser apresentado no formato word.
Citações: devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Nomenclatura científica: deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas também devem seguir o Sistema Internacional.
Plágio: Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágios) eliminam o candidato do presente evento, independente das responsabilidades civil e criminal advindas.
INSTRUÇÕES DETALHADAS
Título: Em letras maiúsculas, fonte Times New Roman 13, em negrito com alinhamento central de parágrafo. Atenção: não deve constar a palavra título no início do parágrafo.
Autor(es): Nome e sobrenome dos autores (Não há limitação quanto ao número de autores), em letra maiúscula/minúscula, fonte Times New Roman tamanho 12, sem negrito e centralizado.
Em nota de rodapé: Titulação, Vinculação institucional e e-mail para contato. (Para comunidade acadêmica da ULBRA Palmas utilizar o nome por extenso, para Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp).
Resumo informativo: deve conter uma breve introdução, objetivo(s) do trabalho, descrição dos métodos empregados no desenvolvimento do trabalho, principais resultados e as conclusões. O resumo não deve conter fórmulas, gráficos, figuras ou referências e conter de 50 a 100 palavras, conforme as orientações da ABNT 6028:2021.
Palavras-Chave: Indicar três palavras-chave. A primeira palavra-chave deve ser iniciada em maiúscula, as demais devem estar em letras minúsculas (exceto nomes próprios e de países), separadas entre si por por ponto e vírgula (;).
Introdução: evitar divagações, utilizando-se de referências bibliográficas apropriadas para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.
Material e Métodos: dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.
Resultados e Discussão: ilustrações, gráficos, fotos ou imagens, devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos; evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos, e na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.
Conclusão: deve basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
Agradecimentos: é opcional.
Referências: em caixa alta, centralizada e não deve ser numerada. Devem incluir apenas as fontes mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. Deve seguir as normas da ABNT 6023:2018, alinhadas à esquerda, tamanho 12 e espaçamento simples.