ANAIS 21º CONGRESSO DE COMPUTAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

13 a 17 de Maio de 2019
Editoria Chefe
  • Parcilene Fernandes de Brito
Editores Assistentes
  • Jackson Gomes de Souza
  • Fabiano Fagundes
Como referenciar
ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 21., 2019, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2019. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2019/anais. Acesso em: 28 abr. 2024
Apresentação

O que era um Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins transformou-se, já há alguns anos, no Congresso de Computação e Tecnologias da Informação. Continuamos Encoinfo, guardando este nome para a posteridade, pois foi assim que tudo começou em 1999.

No agora longínquo maio de 1999, quando demos início ao primeiro Encoinfo, a professora Parcilene Fernandes de Brito recém assumia a Coordenação do então curso de Informática do ainda Instituto Luterano de Ensino Superior – ILES/PALMAS, hoje Centro Universitário Luterano de Palmas, o CEULP/ULBRA. O professor Fabiano Fagundes orientava seus alunos no primeiro projeto formal de pesquisa da instituição, o Núcleo Educare, que unia educação e computação. A professora Madianita Bogo Marioti coordenava o CPD da instituição e começava a organizar sua vida para ir fazer o seu mestrado na UFSC. A professora Cristina D‘Ornellas Filipakis estava cursando o 5º semestre do curso de Informática e tinha acabado de trazer ao mundo sua filha Giovanna, que hoje é nossa aluna de Ciência da Computação. E ainda tinha o então calouro, o professor Jackson Gomes de Souza, que tinha acabado de começar seu primeiro semestre no curso de Informática.

Estes, que hoje são professores dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software do CEULP/ULBRA, estavam, sim, lá no primeiro Encoinfo, organizando, apoiando, participando. Alguns ansiosíssimos porque fariam sua primeira apresentação em um evento deste porte. Outros também ansiosos porque eram os responsáveis por esta iniciativa pioneira na área no estado. Outros nem acreditando que tudo aquilo estava tomando forma.

Talvez não se imaginasse ali, naquele momento, a dimensão que este evento tomaria, o papel importante na vida e no currículo de muitos de seus participantes nestas 21 edições e, principalmente, o quanto de história se construiria a partir dali.

Pois que venham mais histórias. Estamos nos organizando para isso. Sempre.

Comissão Organizadora.

Artigos