ANÁLISE DE DESENHOS REALIZADOS POR CRIANÇAS EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EXPRESSAR DA ARTE NO MOVIMENTO DE COMPREENSÃO E TRANSFORMAÇÃO

Matheus Gouveia Araújo; Stela de Souza Oliveira Tavares; Conceição Aparecida Previero
Resumo

A arte é um importante mecanismo de expressão e comunicação universal, que possui uma concordância íntima com a experiência humana em âmbitos diversos. Estabelecer uma convergência entre a arte e a educação ambiental na infância pode ser uma ferramenta de crucial relevância para a valorização e proteção do meio ambiente. Nesse sentido, o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA dispões do projeto “Terraquarium: Educação e Meio Ambiente”, responsável por manter uma grande área preservada e estimular a educação ambiental para crianças do ensino fundamental. Este trabalho visa analisar, de forma qualitativa, desenhos realizados por crianças da primeira fase do ensino fundamental em uma visita ao Terraquarium, destacando suas representações acerca do meio ambiente. Em síntese, observou-se potencialidades no uso da arte como ferramenta de propagação de informações acerca da educação ambiental para crianças, assim como convergências entre as características dos desenhos em relação com a faixa etária.

XXI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
29 de Outubro de 2021
132-136
Palmas-TO
Apresentação