O PROBLEM BASED LEARNING NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

GOMES, J. A.; ANDRADE, A. B.
Resumo

O PBL permite o desenvolvimento do pensamento reflexivo, incentiva à investigação científica, aproxima o indivíduo do mercado de trabalho, suscita o aperfeiçoamento por meio do desenvolvimento das habilidades de auto avaliação e estimula a troca de conhecimentos e experiências (ANASTASIOU; ALVES, 2006). Dessa forma o presente trabalho teve por objetivo investigar como o uso das Metodologias Ativas, especificamente o Problem Based Learning (PBL), promove o desenvolvimento de competências e habilidades em alunos do curso de Ciências Contábeis. Utilizouse a abordagem qualitativa e, em relação aos objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva. Considerando os procedimentos técnicos, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, o estudo de caso e questionários aplicados no início e no final da experiência, em uma turma de graduandos em Ciências Contábeis na disciplina Arbitragem e Perícia Contábil. A pesquisa foi realizada no CEULP/ULBRA, localizado em Palmas – TO.

XIX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
23 de Outubro de 2019
533-536
Palmas-TO