O presente estudo teve como objetivo compreender a relevância das narrativas cinematográficas para a graduação de alunos de psicologia, bem como entender sua importância para a formação e absorção de conhecimentos sobre os temas relacionados à sexualidade. A pesquisa de caráter documental com abordagem quanti-qualitativa, abrangeu também o estudo da matriz curricular do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, para a criação de uma Cinemateca virtual a partir das análises fílmicas publicadas no Portal (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento. Identificou-se que os filmes podem ser utilizados como um dinâmico e flexível método de auxílio à aprendizagem, atuando como catalisadores na obtenção e apreensão de conhecimentos. Pôde-se observar também, que os temas voltados a sexualidade se tornam cada vez mais relevantes na sociedade atual, e portanto, apresentam-se como pauta indispensável na formação em psicologia. A Cinemateca (En)Cena possui, atualmente, um conjunto de mais de 1600 filmes catalogados, destes, 364 possuem análises, e apenas 26 abordam o tema “Sexualidade Humana”. Por meio da análise de dados, percebeu-se que ainda há um amplo número de filmes que podem ser inseridos no acervo da Cinemateca (En)Cena.