UTILIZAÇÃO DO OCTALYSIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE GAMIFICADO PARA ENGAJAMENTO DE ACADÊMICOS

CRUZ, M. S.; BEZERRA FILHO, C. A. S.; NOLETO, E. F. G.; TIVES, H. A.
Resumo

A gamificação é um processo aplicado em diversas situações diárias, alguns exemplos são recompensas por compras, cartões de crédito com benefícios exclusivos, sistemas de milhagens aéreas etc. Essas técnicas são aplicadas em diversos contextos a fim de obter melhores resultados por meio de incentivos a competitividade, influência social, exclusividade, dentre outros. Dentre diversos frameworks de gamificação disponíveis no mercado, o Octalysis, desenvolvido por Yu-Kai Chou, é um dos mais populares e divide-se em oito eixos temáticos com características importantes para o processo de gamificação. Assim este trabalho tem por objetivo utilizar o framework Octalysis para o desenvolvimento de uma plataforma gamificada que permita engajar os alunos de uma turma a frequentarem e realizar as atividades da disciplina. Ao final, espera-se uma melhora no desempenho acadêmico dos alunos e da turma em relação a dados anteriores.

XIX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
23 de Outubro de 2019
188-191
Palmas-TO