CINEMATECA (EN)CENA: ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTUDO DA SEXUALIDADE EM NARRATIVAS FÍLMICAS

Isaura de Bortoli Rossatto, Alessandra Soares Araújo, Breno Leonardo Lopes Araújo, Irenides Teixeira.
Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender a relevância das narrativas cinematográficas para a graduação de alunos de psicologia, bem como entender sua importância para a formação e absorção de conhecimentos sobre os temas relacionados à sexualidade. A pesquisa de caráter documental com abordagem quanti-qualitativa, abrangeu também o estudo da matriz curricular do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA. Identificou-se que os filmes podem ser utilizados como um dinâmico e flexível método de auxílio à aprendizagem, atuando como catalisadores na obtenção e apreensão de conhecimentos. Pôde-se observar também, que os temas voltados a sexualidade se tornam cada vez mais relevantes na sociedade atual, e portanto, tornam-se pauta indispensável na formação em psicologia. A Cinemateca (En)Cena possui, atualmente, um conjunto de mais de 1700 filmes catalogados, destes 404 possuem análises, e apenas 27 abordam o tema “sexualidade”. Por meio da análise de dados, percebeu-se que ainda há um amplo número de filmes que podem ser inseridos no acervo da Cinemateca (En)Cena.

XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
27 de Outubro de 2020
142-145
Palmas-TO
Apresentação