O presente trabalho consiste em expor vivências de grupo operativo entre adolescentes no contexto escolar, partindo da experiência com intervenções psicológicas na escola pública em uma capital brasileira, em que visa desenvolver Habilidades de vida entre alunos da primeira série do Ensino Médio. Nessa perspectiva, o trabalho teve por objetivo apresentar e analisar conteúdos e resultados das intervenções psicológicas, fundamentada nas descrições dos métodos aplicados, aprimorar relações interpessoais, apresentar o modelo de Treino de Habilidades de Vida como meio de prevenir comportamentos de riscos e promover a saúde no âmbito escolar. Para tanto, as intervenções foram realizadas em esfera grupal, consistindo em doze encontros de frequência semanal, com duração de cinquenta minutos cada intervenção, sendo trabalhada 10 habilidades de vida no decorre da intervenção psicológica. Conclui-se que a utilização do treino de habilidades de vida reflete em diminuição de comportamentos de risco, promoção de saúde, autorreflexão, aprimoramento das relações interpessoais e aumenta o repertório de comportamentos assertivos.