PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Stela de Souza Oliveira Tavares, Conceição Aparecida Previero, Matheus Gouveia Araújo
Resumo

A Educação Ambiental é de extrema importância para o futuro do planeta Terra. Levando em consideração esse fato, o CEULP/ULBRA possui o projeto “Terraquarium: Educação e Meio Ambiente”. O mais conspícuo público desse projeto são crianças do Ensino Fundamental. O presente trabalho tem como objetivo observar as práticas de Educação Ambiental, vivenciadas no Terraquarium, sob uma ótica analítico-comportamental e evidenciar os possíveis efeitos dessas intervenções no comportamento das crianças, salientado os seguintes princípios da Análise do Comportamento: reforço, punição, comportamento verbal, estímulos discriminativos, comportamento governado por regras, autocontrole e agências educacionais.

XXI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
29 de Outubro de 2021
146-150
Palmas-TO
Apresentação