GÊNERO E DIGITALIZAÇÃO: CORRELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE E O USO DA INTERNET POR PAÍS

HENRIQUE CRISPIN DE AGUIAR;KAUÃ GABRIEL MARTINS GOMES;CARLOS EDUARDO COSTA ALEIXO DOS SANTOS;RAPHAEL HENRIQUE SCHEFFLER FERREIRA;FERNANDA PEREIRA GOMES;FABIANO FAGUNDES
Resumo

Neste artigo, investigou-se a relação entre o nível de escolaridade e a porcentagem da população que tem acesso a internet em diversos países, dando especial atenção às diferenças entre gêneros, com o objetivo de compreender o impacto da escolaridade no uso da internet e identificar possíveis desigualdades de gênero que merecem atenção política. Foram utilizados dados extraídos do Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU e micro dados fornecidos pelo Banco Mundial. Para a análise e manipulação dos dados, recorreu-se à linguagem Python e suas bibliotecas Pandas, Matplotlib e SciPy. As técnicas estatísticas, como regressão linear e coeficiente de correlação de Pearson indicaram uma correlação robusta entre o acesso à internet no país e a média de anos de escolaridade, abrangendo ambos os gêneros.

XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
26 de Outubro de 2023
135-141
Palmas-TO