PROTÓTIPO DE UMA FERRAMENTA PARA GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUESTÕES AVALIATIVAS: INTEGRANDO A EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

HENRIQUE CRISPIN DE AGUIAR;CARLOS EDUARDO COSTA ALEIXO DOS SANTOS;FABIANO FAGUNDES
Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um protótipo de uma ferramenta online projeta da para auxiliar os professores na criação eficiente de questões avaliativas. O protótipo foi implementado utilizando a plataforma Figma e tem como objetivo principal facilitar o processo de geração de questões, aproveitando a experiência do professor. A proposta da ferramenta é que o professor possa inserir algumas questões de prova que já tenha criado previamente. Com base nesses exemplos iniciais, a ferramenta utilizará algoritmos de processamento de linguagem natural para analisar o estilo e o conteúdo das questões e, automaticamente, criar novas questões que sigam o mesmo estilo e abordam temas similares aos fornecidos pelo professor. Para isso, está sendo desenvolvido um algoritmo a ser incorporado ao sistema, que permitirá que a ferramenta se conecte à API da OpenAI, integrando a capacidade de geração de texto avançada do ChatGPT.

XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
26 de Outubro de 2023
173-178
Palmas-TO