Projeto “Por Dentro do Palácio da Justiça” recebe acadêmicos do CEULP

Extraído do site: http://www.tjto.jus.br/index.php/listagem-noticias/4613-projeto-por-dentro-do-palacio-da-justica-recebe-academicos-da-ulbra

13/03/2017 • Atualizado em 13/03/2017 10:26

Na manhã desta quarta-feira (08/03), acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Luterana de Palmas (CEULP/ULBRA), visitaram o Tribunal de Justiça e puderam conhecer um pouco mais das instalações que compõe o prédio.

Joaquim Theotônio Segurado, interpretado pelo ator Osmar Casagrande, iniciou a visita cumprimentando e parabenizando às mulheres pelo seu dia. Muito bem humorado, o personagem conduziu os acadêmicos, e por vezes fez alusão à comemoração do dia Internacional da Mulher.

A visita seguiu pelo Salão da Autonomia, onde o personagem Theotônio Segurado, percorreu alguns marcos da história, dentre eles o movimento separatista e as lutas que foram responsáveis pela criação do Estado do Tocantins.

Já nas Câmaras Cíveis e Criminais os estudantes tiraram dúvidas sobre o funcionamento, com a servidora Alessandra Worm, que acompanhou toda a visitação. No segundo piso, os acadêmicos conheceram as galerias de ex-presidentes, visitantes ilustres e desembargadores. Também o Tribunal Pleno, onde acontecem as sessões com todos os desembargadores.

A professora responsável pela turma, Graziele Lopes Ribeiro, elogiou a iniciativa, e que o Tribunal de Justiça é o primeiro órgão em que trouxe os alunos. “É muito importante para os acadêmicos entenderem como funciona a justiça, por isso, já marquei outras visitas a órgãos ligados ao Poder Judiciário”, afirmou.

Para o estudante José Rodolfo Pereira, foi uma experiência rica. Ele se interessou bastante e se surpreendeu com a participação do personagem Joaquim Theotônio Segurado.

A colega de curso Valdoiana Vasconcelos, que pretende advogar, disse que gostou da dinâmica de usar um ator para contar a história do Estado. “Tudo ficou interessante e didático, principalmente ao entender o funcionamento das câmaras”, enfatizou.

E para finalizar, Joaquim Theotônio Segurado, agradeceu a visita e convidou os alunos a fazerem selfies com ele.

Alyce Milhomem – Cecom/ TJTO

Veja também

#vempraulbra

Venha viver o Direito na ULBRA PALMAS!
  • Percentual de aprovação no Exame de Ordem acima da média do Estado
  • Práticas e interações sociais desde o primeiro período, por meio de atividades extensionistas
  • Único Curso de Direito do Estado do Tocantins que conta com um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins - CEJUSC
  • Presença de um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), do Ministério Público do Estado do Tocantins
  • Convênios firmados com diversas instituições e Poderes que compõem o Sistema de Justiça, garantindo ao acadêmico o contato com a prática jurídica real
  • Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq
  • Curso vinculado na melhor Instituição de Ensino Superior do Estado do Tocantins, de acordo com o MEC