Publicado em: 05/02/2011 15:56 - Atualizado em: 19/06/2015 17:00

Pesquisa



O CEULP/ULBRA se preocupa em formar indivíduos comprometidos com a pesquisa, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além da divulgação dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.

 

A Instituição acredita que por meio da pesquisa se podem retraçar as origens do conhecimento cientifico, pois se testam verdades estabelecidas, ampliam-se as fronteiras do saber, descobrem-se novas aplicações de conhecimentos, aperfeiçoa-se o processo de ensino-aprendizagem.

 

Nesse sentido, professores e alunos do CEULP/ULBRA recebem incentivos para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em diversas áreas. Por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Proict), implantado em 2000, a Instituição também oferece bolsas para jovens pesquisadores, sob orientação permanente dos professores.

 

O Congresso Científico e a Jornada de Iniciação Científica são dois eventos consolidados no Estado, na área de pesquisa acadêmica. O Congresso e a Jornada reúnem pesquisadores renomados nas áreas de ciências agrárias, biológicas e da saúde, exatas e engenharias, humanas e sociais aplicadas. Neles acadêmicos e professores têm a oportunidade de apresentar trabalhos científicos para a comunidade.

 

Clique no título para visualizar os detalhes.
  • Projeto: Análise inteligente de dados em mídias sociais.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
    Pesquisador: MSc. Jackson Gomes de Sousa
    Voluntários: Pedro Henrique Gomes Camargo e Robson Ferreira Gomes
    Pesquisadora: MSc. Parcilene Fernandes de Brito
    Bolsista: William Christhie Caproni de Oliveira
    Pesquisadora: Dra. Irenides Teixeira
    Bolsistas: Ruam Pedro Francisco de Assis Pimentel, Verônica Bibiana de Oliveira Carvalho e Weliane da Silva Pinto
    Voluntária: Ana Gabriela Ferreira Brito
    Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para aprendizagem organizacional através de uma rede conhecimento para apoio a atividades de aprendizagem de indivíduos em organizações através de uma rede de gestão de conhecimento.
  • Projeto: Kinect e qualidade de vida: teoria e prática junto a diferentes grupos populacionais.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
    Pesquisador: MSc. Pierre Soares Brandão
    Bolsista: Michelle Sales Zukowski
    Pesquisador: MSc. Fabiano Fagundes
    Bolsista: Murillo Roseno Feitoza Lima
    Voluntári: Rhuan Henrique Pinheiro Barbosa
    Resumo: Propõe-se um projeto guarda-chuva contemplando subprojetos com o objetivo de conhecer a influência da utilização do Kinect na Qualidade de Vida e em fatores associados a esta em diferentes grupos populacionais, bem como, propor, implementar e avaliar a utilização de aplicativos para o Kinect voltados a este fim.
  • Projeto: Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no estado do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Ciências Biológicas
    Pesquisadora: Dra. Conceição Aparecida Previero
    Bolsista: Filipe Cabral Lima Ferreira
    Voluntários: Andréia Santos Japiassú, Daniella Martins Pimenta, Magno de Oliveira e Jaqueline Ferreira de Sousa
    Resumo: O projeto “Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães - UHE, no Estado do Tocantins” busca desenvolver processos participativos de aprendizagem, de ação e de mudança nas famílias agricultoras dos 12 (doze) reassentamentos rurais atingidos pela Usina Hidreletrica Luis Eduardo Magalhães, sendo eles: Boa Sorte, Canto da Serra, Projeto 2000, Mundo Novo, Brejo Alegre, Córrego Prata, Flor da Serra, Luzimangues, Mariana, Olericultores, Pinheirópolis Rural e São Francisco de Assis, totalizando 363 famílias. Será implantado o primeiro Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do Estado do Tocantins.
  • Projeto: Ensino jurídico em Palmas – Tocantins (triênio 2012/2014): (DES) construção do saber – da qualidade à quantidade?
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Direito
    Pesquisador: MSc. Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira
    Bolsista: Amanda de Siqueira Abreu
    Voluntários: Anne Kelly Ribeiro Moreira, Carlos André Lima da Costa e Larissa Tormim da Cunha Almeida
    Pesquisadora: MSc. Priscila Madruga Ribeiro Gonçalves
    Bolsista: Gustavo Barbosa Alves
    Voluntários: Amanda Maynah Morais Barbosa, Isabel de Carvalho Barbosa Neta e Larissa Mariana Santos Costa
    Resumo: O projeto tem por objetivo tratar de questões atinentes ao ensino jurídico, de uma forma especial no que tange à Cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins, mais novo Estado-Membro da República Federativa do Brasil, criado a partir da Promulgação da República Federativa do Brasil de 1988. Terá por finalidade analisar questões prementes sobre a qualidade e quantidade de Cursos de Direito ofertados, o que possibilitará um estudo analítico, crítico e avaliativo dos Cursos oferecidos em Palmas/TO, levando-se em consideração o triênio 2012/2014. Busca-se traçar um panorama do perfil do ensino jurídico, visando a qualidade da oferta, bem como o cumprimento das diretrizes legais que norteiam o processo de ensino e aprendizagem em âmbito nacional.
  • Projeto: Redes de Colaboração em Prol do Empreendedorismo e da Inovação no Estado do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente:
    Pesquisadora: Dra. Ângela Ruriko Sakamoto
    Bolsista: Cristiano Rodrigues
    Voluntários: Ivo Nogueira Silva, Jayron Alves Ribeiro Junior e Kayo Henrique Bezerra Vasconcelos
    Resumo: Este projeto de pesquisa visa ser um programa guarda-chuva para acomodar os diferentes interesses de pesquisa associados às redes de colaboração para os cursos de graduação de Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Ciências Contábeis. Para o primeiro semestre de 2014 é elaborar um protocolo de pesquisa comum ao tema construção verde, segunda a NBR 15.575 e o framework AQUA. Para o segundo semestre identificar os requisitos para redes de colaboração e inovação no setor de construção verde, assim como o estudo de viabilidade econômica pra tal.
  • Projeto: Lapidação na Rede de Cooperativas de Mineração do Estado do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente:
    Pesquisadora: Dra. Ângela Ruriko Sakamoto
    Bolsista: Vinícius Moreira Cirqueira
    Voluntários: Bruno Silva Santos, Jackeline Batista Cardoso Martins e Thaísa dos Santos Reis
    Resumo: Este projeto é uma iniciativa dos professores e acadêmicos NEI para transformar os esforços realizados na aproximação da academia às necessidades dos empresários e da sociedade local também sejam traduzidos em produção científica. Usa o referencial teórico de redes de colaboração, tripla hélice, inovação, associativismo e gestão financeira para explorar como os diferentes atores da sociedade tocantinense se mobilizam em prol do desenvolvimento regional.
  • Projeto: Redes de Colaboração e a Construção Civil para população de baixa renda do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente:
    Pesquisadora: Dra. Ângela Ruriko Sakamoto
    Bolsista: Dhiego Fonseca Fidelis
    Voluntários: Deuvaldo Craveiro Pereira, Lanna Jéssica Lima Araújo, Paulo Ricardo Figueiredo de Oliveira e Yan Oliveira Cabral
    Resumo: Este projeto é uma iniciativa dos professores e acadêmicos de Engenharia Civil para estudar a viabilidade da construção sustentável no Estado, aproximando os esforços da academia e entender como esta pode ser aplicada na realidade local. Usa o referencial teórico de redes de colaboração, sustentabilidade e construção sustentável para explorar como os diferentes atores da sociedade tocantinense se mobilizam em prol da construção sustentável em específico para as classes de baixa renda.
  • Projeto: Ativos Imobilizados do Setor Público: Mensuração Inicial a Valor Justo e Redução a Valor Recuperável (NBC T 16.10).
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente:
    Pesquisadora: Dra. Cássia Regina de Lima
    Bolsista: Alex Aquino de Oliveira
    Voluntário: Odair Marioti
    Resumo: Este trabalho limita-se a realizar um estudo sobre as práticas de mensuração dos bens públicos após a emissão das primeiras Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), com destaque para a NBC T 16.10 que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos agentes públicos, a partir de 2010, para a avaliação, reavaliação e redução a valor recuperável dos ativos. Evidenciar os principais fatores que dificultam a aplicação dos procedimentos necessários ao processo de avaliação e mensuração do ativo imobilizado dos órgãos públicos.
  • Projeto: Aplicabilidade das Ferramentas de Gestão (Fluxo de Caixa e Controle de Estoques) em Micro e Pequenas Empresas – Estudo de caso de uma Empresa do Ramo de Marmoraria em Palmas.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente:
    Pesquisadora: Dra. Cássia Regina de Lima
    Bolsistas: Sávio Lopes da Rocha e Edina da Rocha Rezende
    Voluntário: Roberto Leite de Athaíde
    Resumo: Sabendo da dificuldade encontrada pelo gestor da micro e pequena empresa de aplicar com excelência estes mecanismos de gestão, busca-se com essa pesquisa identificar qual a aplicabilidade efetiva no fluxo de caixa e controle de estoques, os entraves de sua implementação e que consequências sua utilização trará à empresa. Tem como objetivo geral evidenciar a importância e a aplicabilidade do fluxo de caixa e o controle de estoque na estrutura operacional da micro e pequena empresa.
  • Projeto: Levantamento de Ocorrência de Latanídios na Região de Jaú do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente:
    Pesquisador: MSc. Daniel Francisco Padilha Setti
    Bolsista: Mariana do Amaral Zanfra
    Voluntários: Deivid Freitas Brito, Hélvio Ribeiro Cortes e Rhuan Guilherme Miranda da Silva
    Resumo: O projeto tem como objetivo principal desenvolver um estudo sobre a produção de conjuntos sistematizados de dados (mapas e fichas com localização, infraestrutura, características e estimativas de volume das jazidas, equipamentos requeridos, usos e produtos potenciais) O estudo envolverá análises petrográficas, análises geoquímicas, análises de classificação, análise de caracterização física e química das mesmas.
  • Projeto: Caracterização Físico-Quimica de Argilas da Região da Bacia de Santo Antônio no Município de Gurupi.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente:
    Pesquisador: MSc. Daniel Francisco Padilha Setti
    Bolsista: Thaynna Cajango Coelho de Moraes
    Voluntários: Camila Guimarães da Silva e Fábio da Cunha
    Resumo: O projeto tem como objetivo principal desenvolver um estudo sobre a produção de conjuntos sistematizados de dados (mapas e fichas com localização, infraestrutura, características e estimativas de volume das jazidas, equipamentos requeridos, usos e produtos potenciais) além da caracterização e discussão dos impactos das atividades ceramistas sobre o meio ambiente com sugestões para sua mitigação, elaboração do mapa de potencial de argila para a área de estudo e elaboração de um SIG sobre as argilas do município de Gurupi.
  • Projeto: Georeferenciamento do Quartzo no TO: Um Mapeamento em Prol do Desenvolvimento Regional.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Engenharia Civil
    Pesquisador: MSc. Roberta Mara de Oliveira
    Bolsistas: Brenda Larissa Pereira de Sousa e Pedro Alves da Costa Junior
    Voluntários: Caio Esteves Manzoni, Lorrana Dias Ferreira e Marcos André de Jesus Lima
    Resumo: Este projeto em específico irá investigar as técnicas específicas que possibilitem estimar o tamanho das jazidas do minério quartzo no TO, de forma que este recurso possa fazer parte oficial do portfólio de riquezas naturais disponíveis para industrialização. A ausência oficial desta informação afasta possíveis investidores no processo de extração, beneficiamento e industrialização do minério. Será conduzido dentro das atividades do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do CEULP/ULBRA.
  • Projeto: Integração das Bacias dos Rios da Região Sudeste–TO.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Engenharia Civil
    Pesquisador: MSc. Carlos Spartacus de Oliveira
    Bolsista: Conrado Cechinel Neto
    Voluntários: Adalberto de Oliveira Junior, Matheus Oliveira Ramos e Matheus Mendonça Mamede
    Resumo: Este projeto em específico irá investigar as técnicas específicas que possibilitem estimar o tamanho das jazidas do minério quartzo no TO, de forma que este recurso possa fazer parte oficial do portfólio de riquezas naturais disponíveis para industrialização. A ausência oficial desta informação afasta possíveis investidores no processo de extração, beneficiamento e industrialização do minério. Será conduzido dentro das atividades do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do CEULP/ULBRA.
  • Projeto: Gerenciamento da Bacia do Rio Água Fria, através do Lago do Parque Cesamar.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Engenharia Civil
    Pesquisador: MSc. Carlos Spartacus de Oliveira
    Bolsista: Clara Vargas da Silva Labre
    Voluntários: Nelson Antônio Santos Dias, Roberto Marques Lopes Silva e Renato Antunes Magalhães
    Resumo: O principal objetivo deste trabalho é a melhoria de condições dos lagos urbanos e a conservação, que de acordo com a apresentação da situação atual do Lago do Parque Cesamar, representa uma preocupação para toda a comunidade e poderes políticos locais, dos quais, juntos tem que tomar uma iniciativa para desenvolver programas de gerenciamento dos recursos hídricos urbano.
  • Projeto: Avaliação das Condições de Conforto Térmico e Acústico nas salas de aula: Estudo de caso – Escola de Tempo Integral Carolina Campelo.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Arquitetura e Urbanismo
    Pesquisadora: MSc. Adriana Dias
    Bolsista: Sayma Duailibe Fernandes
    Voluntários: Adriany Fonseca Lima, Fernando Fonseca Lima e Verônica Rodrigues Nogueira
    Resumo: A concepção de uma edificação escolar é importante, pois assume a significação enquanto obra e também como símbolo educacional para a comunidade em um primeiro plano e para a urbanidade da cidade como um todo. Portanto o problema da pesquisa consiste em equacionar as condições de conforto térmico e acústico nas ETIs de Palmas- TO, buscando soluções construtivas por meio da correlação entre projetos similares.
  • Projeto: Arquitetura aa Rota das Cachoeiras: Casa de Terra em Taquaruçu.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Arquitetura e Urbanismo
    Pesquisador: MSc. Marielle Rodrigues Pereira
    Bolsista: Carla Campos
    Voluntários: Isaque Fontes Silva e Mateus dos Santos Batista
    Resumo: Pretende-se com este trabalho obter o conhecimento das técnicas de construção com terra aplicada em Taquaruçu, demonstrando suas potencialidades e possibilitando a execução de projetos arquitetônicos a partir deste modelo construtivo sustentável, com o propósito de destacar essa arquitetura e manter a dinâmica da interação homem e natureza como parte da essencialidade de Taquaruçu.
  • Projeto: Mobilidade Urbana de Palmas-TO: Estudo de caso da Avenida Teotônio Segurado.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Arquitetura e Urbanismo
    Pesquisadora: MSc. Kenniane Lenir Nogueira Carvalho
    Bolsista: Dienifer Gomes Vieira
    Voluntários: Nayara Pimentel Amorim, Sayonara Avelino Cardoso e Thiago Eduardo de Souza
    Resumo: Não fornecido
  • Projeto: Habilidades Sociais e Profissionais em acadêmicos de Psicologia: em busca de uma Metodologia de Aprendizagem.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Psicologia
    Pesquisadora: Dra. Ana Beatriz Dupré Silva
    Bolsista: Ana Carolina Peixoto do Nascimento, Fernanda Gomes de Oliveira e Verena Schultz
    Voluntária: Ana Caroline Milhomem
    Resumo: O curso de Psicologia deve priorizar aos seus alunos a garantia de um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, visando à promoção da qualidade de vida dos seres humanos. Um dos meios para que tal objetivo seja atingido é através de um Treinamento de Habilidades Sociais, por propiciar as vantagens supracitadas e apresentar relevância social, uma vez que se propõem a uma melhora da qualidade de vida ao melhorar as relações humanas dentro do ambiente de trabalho, tendo assim certamente, menos afastamentos por estresse, absenteísmo e outros problemas causados por um ambiente desfavorável.
  • Projeto: Repertório de Vaqueiro: Memória, Experiência, Narração.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Institucional
    Pesquisadora: Dra. Maria de Fátima Rocha Medina
    Bolsista: Andréia Braga Costa
    Voluntário: Háfaga Eliot Paulino de Santa Brígida
    Resumo: Este projeto reconhece a importância da narrativa para a constituição do sujeito em época marcada pela fragmentação e efemeridade dos relatos. O ato de registrar experiências de ex-vaqueiros é uma pequena, mas significativa contribuição na busca de alternativas para o conhecimento mais explícito e, consequentemente, de valorização do passado, ligando-o com o presente. Por exemplo, atualmente, com a onda de monoculturas como eucalipto e soja, e das fazendas de gado para abate, com sofisticadas tecnologias, é quase impossível reconhecer as antigas fazendas surgidas do desmatamento, da roça de toco, do plantio de árvores frutíferas e dos primeiros animais domésticos cuidados por vaqueiros que tinham suas próprias técnicas. Por isso é significativo criar mecanismos a fim de preservar antigos saberes e costumes rurais como parte da história do país.
  • Projeto: A Subjetividade Social da Escola em Relação ao Trabalho do Professor.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Institucional
    Pesquisadora: MSc. Adriana Ziemer Gallert
    Bolsista: Angela Roberta Felipe Campos e Valdileide Ribeiro Souza
    Voluntários: Danyel Bezerra Mendes e Welton da Silva Rodrigues
    Resumo: O presente projeto apresenta a proposta de uma pesquisa sobre o contexto microssocial da escola, a ser realizada com a comunidade escolar (pais, alunos, equipe gestora e professores), tendo em vista compreender o que pensa sobre o trabalho do professor. Poderá contribuir com análises e construções teóricas que permitam avançar em relação à temática proposta, compreendendo que a subjetividade social da comunidade escolar constitui-se por diferentes possibilidades de compreensão sobre a função do professor, evidenciando a complexidade do momento histórico atual.
  • Projeto: Pseudomonas Aeruginosa Multiresistente Produtora de Metalo-B-Lactamase no Hospital Geral Público de Palmas, Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Farmácia
    Pesquisadora: Dra. Dayane Otero Rodrigues
    Bolsistas: Samilla Rodrigues de Sousa e Stephanea Alves Lima
    Voluntários: Rita Oliveira Costa, Jéssica Hariel Miranda Lopes, Lorrany Alves Dias e Camila Thaís Pereira de Souza
    Resumo: Pseudomonas aeruginosa é um dos principais agentes de infecção nosocomial em hospitais brasileiros, sendo o patógeno mais comum nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e principal causa de pneumonias associadas à ventilação. A importância clinica da infecção por P. aeruginosa caracteriza-se pela expressão de múltipla resistência a antibacterianos associada a uma difícil erradicação da doença, consequentemente com elevados índices de morbidade e mortalidade. O presente trabalho tem como objetivo investigar a epidemiologia clássica de infecções por P.aeruginosa multiresistente produtoras de metalo-ß-lactamases em pacientes internados no HGPP-TO.
  • Projeto: Escolas Saudáveis: Foco no consumo de Pescado, nível de atividade física e percepção da qualidade de vida.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Educação Física
    Pesquisadora: Dra. Ericka da Silva Maciel
    Bolsista: Gustavo Gomes Leite
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se apresentam o estado nutricional, o nível de atividade física, a percepção da qualidade de vida e do consumo de pescado da comunidade escolar (ensino médio) do Município de Palmas (TO), bem como, o levantamento de informações sobre as características do consumo de pescado em ambiente escolar e sua relação com a qualidade de vida.
  • Projeto: Avaliação do ambiente construído, do nível de atividade física e da Percepção da qualidade de vida em moradores da cidade de Palmas– TO.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Educação Física
    Pesquisadora: Dra. Ericka da Silva Maciel
    Bolsista: Heitor Siqueira Ribeiro
    Resumo: o objetivo desse projeto é avaliar a percepção do ambiente construído, a utilização desses espaços públicos, do nível de atividade física e da percepção da qualidade de vida em amostra de moradores da cidade de Palmas–TO. Para tanto, será utilizado o Sistema de Informação Geográfica (SIG) com fins de identificar a localização geográfica dos ambientes construídos e a os sujeitos que residem próximo a esses ambientes que serão convidados a participar, voluntariamente, do projeto.
  • Projeto: Avaliação do nível de atividade física, percepção da qualidade de vida e nível percebido de estresse em grupo de Universitários do CEULP/ULBRA.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Educação Física
    Pesquisadora: Dra. Ericka da Silva Maciel
    Bolsista: Annayara Rodrigues de Oliveira
    Voluntária: Isadora Santana Fernandes
    Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar o nível de atividade física (NAF) a percepção da qualidade de vida e o estresse percebido dos acadêmicos do CEULP-ULBRA, em Palmas - TO. O grupo consistirá em indivíduos, com idade acima de 18 anos, convidados a participar da pesquisa de forma voluntária. A pesquisa se justifica, pelo fato de ter a possibilidade de trazer uma investigação no que tange ao estilo de vida praticado pelos acadêmicos, essa investigação servirá para o enriquecimento dos conhecimentos dos acadêmicos e de profissionais da área da saúde.
  • Projeto: Detecção de cepas bacterianas com resistência antimicrobiana isoladas de amostras de carne bovina moída comercializada no município de Palmas-TO.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Farmácia
    Pesquisadora: MSc. Marta Cristina de Menezes Pavlak
    Bolsista: Débora Brenda Sales da Silva
    Voluntários: Michele Fernandes Alves e Denilson Araújo Lira
    Resumo: Com o passar dos anos, a segurança alimentar vem sendo motivo de grandes preocupações, assim, despertando o interesse da população, e consequentemente, de organizações governamentais, instituições de ensino e indústrias alimentícias. Sendo assim, surgiu o interesse no desenvolvimento desse projeto, a fim de gerar conhecimentos a respeito do perfil de resistência antimicrobiana das amostras bacterianas presentes na carne moída comercializada em Palmas-TO.
  • Projeto: Projeto Quanto – Cálculos Quânticos de antocianinas através de processamento paralelo: otimização da estabilidade de formulações cosméticas.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Farmácia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação
    Pesquisadora: MSc. Isis Prado Meirelles de Castro
    Bolsistas: Anna Sara Salazar da Silva e Avelina Alves Sales
    Voluntárias: Bruna Césario Barbosa e Rebeca Pinheiro de Sousa
    Pesquisadora: MSc. Walkíria Régis de Medeiros
    Bolsista: Yasmim Souza Carvalho
    Voluntários: Henrique Gottselig e Késia Ximenes de Sousa
    Pesquisadora: MSc. Madianita Bogo Marioti
    Bolsista: Gabriel Pereira Santos
    Resumo: Este trabalho se justifica pelo grande crescimento da procura por cosméticos naturais, tanto por parte da indústria, que procura cada vez mais inovar, quanto por parte da população que busca tratamentos mais naturais. Tem como objetivo geral obter propriedades moleculares através de cálculos quânticos de antocianinas de pimenta (Capsicumfrutescens L) para a avaliação de atividade antioxidante em formulações cosméticas, utilizando processamento paralelo.
  • Projeto: Análise Geoespacial, instrumento para gestão pública em saúde, estudo de caso sobre dengue em Palmas-TO, nos anos de 2014 a 2016.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Odontologia
    Pesquisadora: Dra. Micheline Ribeiro Pimentel Cavalcante
    Voluntários: Jonathan Rodrigues Costa e Charllya Claudinne Monteiro dos Santos
    Resumo: O presente projeto propõe um estudo ecológico transversal utilizando procedimentos metodológicos geoespaciais, como instrumento da gestão pública, para verificar a relação entre o Índice de Infestação Predial (IIP) e a dispersão dos casos de dengue na cidade de Palmas- TO. Inovar com a utilização de metodologias mais eficientes e eficazes para a vigilância epidemiológica e subsidiar informações para as autoridades sanitárias com o intuito de reduzir a morbimortalidade por dengue em Palmas – Tocantins.
  • Projeto: Estudo e Prevenção de dislipidemias, diabetes e anemias em escolares.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Biomedicina
    Pesquisador: MSc. Luis Fernando Castagnino Sesti
    Bolsista: Izabela Medina D’ambros
    Voluntárias: Ana Ilian Santos Fonseca e Lunara Thais Alves de Bastos
    Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o perfil lipídico, glicêmico e hemoglobínico em escolares em idades de 10 a 18 anos, de ambos os sexos, em escolas públicas e privadas do Município de Palmas. Visando um esclarecimento necessário aos alunos, pais e professores sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares, sobre a alimentação saudável e a importância da prática regular de exercícios físicos como medidas preventivas (hábitos saudáveis).
  • Projeto: Avaliação do potencial toxicológico da Embaúba (Cecropia pachystahya).
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Biomedicina
    Pesquisadora: MSc. Erminiana Damiani de Mendonça
    Bolsista: Carla Jucelene Chaves
    Voluntário: Ilton Batista Salgado Junior
    Resumo: As plantas medicinais possuem princípios ativos que são os componentes químicos responsáveis por suas capacidades terapêuticas. Esses produtos distribuem-se pelos diferentes órgãos das plantas de forma desigual, em função da especialização das células. O presente trabalho tem como objetivo geral Analisar a constituição fitoquímica do extrato aquoso das folhas de Cecropia pachystachya e seus efeitos biológicos.
  • Projeto: Cotidiano e modo de vida dos reassentados do Canela, em Palmas-TO, 15 anos após o deslocamento compulsório.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2015
    Curso Proponente: Programa de Mestrado - Institucional
    Pesquisador: Esp. Ari Armando Schulz
    Bolsista: Paula Beatriz Marques do Vale
    Voluntária: Aline Figueredo de Araújo
    Resumo: Estudar o cotidiano e o modo de vida de uma comunidade é buscar compreendê-la e apreendê-la nas suas mais diferentes formas e aspectos. No caso específico deste estudo, o foco será a comunidade Canela, originalmente ribeirinha e rural, que, em razão da construção da hidrelétrica de Lajeado-TO, em 2001, foi reassentada em contexto urbano – na cidade de Palmas-TO. Esta comunidade sofreu um grande impacto e uma alteração drástica no seu cotidiano e precisou se reinventar como uma comunidade.
2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário