Estudantes participarão da campanha de vacinação anti-rábica em Palmas, TO

O CEULP/ULBRA em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses - CCZ realizará neste dia 27 de fevereiro a campanha de vacinação anti-rábica com a participação de estudantes do curso de medicina veterinária.

18/02/2016 • Atualizado em 18/02/2016 14:23

Acontecerá no dia 27 de fevereiro de 2016, a campanha de vacinação anti-rábica em cães e gatos como forma de garantir a imunidade contra a doença e manter o municipio longe dessa zoonose bastante perigosa por ser letal. Para isso, este ano a prefeitura municipal de Palmas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ estara contando com a ajuda de estudantes do curso de medicina veterinaria do CEULP-ULBRA.

“A parceria rende frutos para ambos os lados, o CEULP/ULBRA ganha por promover a extensão universitária entre seus estudantes e o CCZ ganha com a participação efetiva de colaboradores na cobertura vacinal” – afirma o coordenador do curso prof. João Eduardo Pires. Já para o medico veterinário do CCZ Leandro da Silva Chaves “O benefício é para Palmas e sua população, pois a parceria publico-privada colabora, dentro das suas competências, com melhores serviços prestados a população”.

Os estudantes deverão procurar a coordenação de curso e preencher uma lista manifestando o interesse em participar da campanha de vacinação anti-rábica, ate o numero de 75 vagas, uma reunião com o CCZ será agendada para repasse das normas e regras gerais de participação.

 

Doença incurável no homem
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela.Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus do raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.
Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Veja também

#vempraulbra

Aqui o aluno aprende na prática desde o início e participa de projetos de extensão e pesquisa voltados para a comunidade.
  • Amplas Instalações do Complexo Hospitalar Veterinário
  • Complexo laboratorial com mais de 150 unidades
  • Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária
  • Agora na modalidade integral e noturno
  • Ensino voltado para a realidade regionala
  • Participação em eventos técnicos e científicos
  • Biblioteca completa visando todas as áreas abordadas no curso