A Professora Dra Renata Ferreira Silva e acadêmicas de Psicologia do Ceulp.
Foto: Divulgação
Aconteceu nessa sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017, uma oficina de improvisação no Ceulp/Ulbra ministrada pela atriz e professora doutora do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renata Ferreira da Silva, a convite da professora doutora do curso de Psicologia do Ceulp, Ana Beatriz Dupré.
Com foco no desenvolvimento artístico dos atuais coordenadores do Grupo de Intervenção Terapêutica e Artística (GRITA), a oficina foi aberta apenas a alguns acadêmicos de psicologia além dos supracitados, como aos estagiários do Núcleo Alteridade, antigos e novos monitores da disciplina Intervenção em Grupos e também aos ex-coordenadores do Grita.
Cena: A primeira consulta - Grupo 1. Foto: Renata Ferreira
Divididos em trios ou duplas, os participantes entraram em cena por meio do improviso. Dentre os temas teatrais trabalhados pode-se citar as unidades de ação e seis tipos de dínamo-ritmos, sendo eles: toque, toque ressonância, global, vibração e “foguinho”.
Para Renata Ferreira a ideia de propiciar esse contato com a improvisação perpassa a utilização desta como ferramenta terapêutica pelos acadêmicos, pois também os fornece uma amostra do ramo teatral para os que tiverem interesse na área.
Cena: A primeira consulta - Grupo 2. Foto: Renata Ferreira
Rafaela Martins, uma das atuais monitoras da disciplina Intervenção em Grupos, afirmou que “O curso me proporcionou uma nova perspectiva quanto à expressão corporal, pois durante nosso cotidiano e formação acadêmica vamos evidenciando mais a fala e, aos poucos, esquecemos o quanto o corpo também é relevante como uma forma de linguagem. Assim, acredito que agora irei me atentar mais a esse aspecto do indivíduo tanto no meu dia-a-dia quanto na minha atuação profissional”.
Mais sobre Renata Ferreira
Fonte: https://teatrodemimagens.wixsite.com/renataferreira
Professora do Curso de Teatro da Universidade Federal de Tocantins - UFT. Atriz - educadora graduada em Educação Artística com Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE /UFSC) focalizando estudos de fronteira entre Pedagogia do teatro e Filosofia da Diferença Linha de pesquisa: Educação e Comunicação (ECO/UFSC). Participa do grupo de pesquisa Calibã - dedicado a filosofia de Spinoza e Transver como líder - dedicado aos estudos de fronteira entre arte, educação e comunicação. Têm artigos e capítulos publicados bem como orientado trabalhos sobre questões referentes à Pesquisa baseada em Artes. As pesquisas atuais voltam-se para os estudos entre filosofia da diferença, corpo e educação a partir de biografemas.
Contato: