Publicado em: 08/02/2019 16:35 - Atualizado em: 09/02/2019 14:15

Acadêmicos de Psicologia recebem técnicas de redução de estresse e promoção da saúde mental

Ação ocorre no Sepsi e é focada em técnicas de atenção plena, concentração e respiração para os acadêmicos do último ano do curso


Por Coordenação

Foto http://comunhao.com.br/mindfulness/

 

Os acadêmicos de Psicologia do Ceulp/Ulbra que estão no último ano do curso recebem neste semestre uma série de intervenções a partir do plano de ação do Crescer - Centro de Redução de Estresse e Promoção de Saúde Mental do Ceulp/Ulbra, um projeto de extensão ligado ao (En)Cena – Saúde Mental em Movimento, focado na redução de estresse e promoção da saúde mental dos acadêmicos. A iniciativa é da coordenação do curso, que tem a frente a profa. Dra. Irenides Teixeira e profa. Me. Cristina Filipakis.

As práticas serão conduzidas pelo prof. Me. Sonielson Sousa, cuja formação contempla Mindfulness, Meditações e Yoga, a partir de protocolos amplamente testados pela ciência - sobretudo em países centrais como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. O objetivo é que, com esta iniciativa, os acadêmicos na reta final do curso ampliem as possibilidades de autoconhecimento, o que irá facilitar um cenário interno de maior equilíbrio, diminuição da ansiedade e aumento da capacidade de concentração.

De acordo com a coordenadora Profa. Dra. Irenides Teixeira, a intenção da instituição é ‘propiciar que os acadêmicos do curso de Psicologia experimentem e se apropriem das atuais técnicas ligadas a terapias breves no campo da redução de estresse atreladas aos protocolos de Mindfulness, além de oferecer a oportunidade para que eles possam enfrentar com mais leveza os desafios do semestre’.

Esta é a primeira ação do Crescer, que foi pensado levando-se em consideração as crescentes e desafiadoras demandas relacionadas à saúde mental dos acadêmicos, sobretudo a partir da eclosão das chamadas ‘novas patologias do cotidiano e do trabalho’. Os encontros começam em breve, no Sepsi, as quartas e quintas, das 8h20 as 8h50. Para participar, o acadêmico deve estar no último ano de formação. As inscrições serão realizadas no próprio Sepsi, através da coordenadora Fernanda Gomes e da profa. Thaís Monteiro.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000