Núcleo de Cidades, realiza capacitação e oficina no Setor Lago Sul

Acontecerá no próximo sábado no Setor Lago Sul das 14 às 18 horas, capacitação sobre o Plano Diretor e Oficina para elaboração de pufes de pneus.

17/11/2016 • Atualizado em 17/11/2016 15:12

Núcleo de Cidades:

O objetivo deste projeto é colaborar com o empoderamento dessa comunidade, através do envolvimento da universidade que possibilita aos acadêmicos do Núcleo de Cidades atuarem diretamente na realidade de assentamentos precários se aproximando dessa forma dos conflitos urbanos existentes no setor. O contato com a problemática socioambiental e econômica, possibilita que esses estudantes estejam preparados para um futuro com mais responsabilidade, consciência e sensibilidade na condução do desenvolvimento urbano brasileiro.

Capacitação - Plano Diretor

No momento em que o município realiza as reuniões técnicas para a discussão da revisão do Plano Diretor Participativo, professores do Núcleo juntamente com os acadêmicos desenvolvem ações para capacitar a comunidade sobre a importância desse plano enquanto instrumento da política de desenvolvimento urbano, salientando seu papel enquanto agente de discussão, colaboração e fiscalização dessa Lei.

Essa capacitação subsidiará a comunidade a participar efetivamente da reunião de revião do plano diretor que acontecerá no dia 24 de novembro com a prefeitura municipal de Palmas.

Oficinas:

As oficinas fazem parte da proposta metodológica desenvolvida pelo núcleo para agregar a comunidade na capacitação sobre o plano diretor, e também fomentar a geração de renda, através dessas ações há um maior envolvimento dos acadêmicos com a comunidade e dos desafios vivenciados diariamente por essa população.

Oficina de pneus:

A oficina de pufes com pneus, é uma atividade sustentável criada a partir de resíduos jogados no meio ambiente, se tornando uma iniciativa que traz economia e gera renda. O pneu reciclado pode ser transformado em várias peças decorativas, sendo utilizado em vários ambientes, substituindo objetos que seriam comprados para esse fim, além de retirar das vias, córregos e áreas verdes pneus que acumulam água parada e podem trazer vários tipos de doença, dentre elas: dengue, zika e chikungunya.

ACONTECEU!!!!

A oficina de luminárias e capacitação sobre a importância do Plano Diretor de Palmas no Setor Lago Sul foi um sucesso!!!!

Realizada através do projeto de extensão Núcleo de Cidades do curso de Arquitetura e Urbanismo do CEULP/ULBRA, a oficina de Luminárias ministrada pela profa. Juliana Cunha com o apoio do prof. Paulo Jordão e acadêmicos do curso foi muito proveitosa e gratificante.

O encontro, realizado no dia 22/10/2016, teve o intuito de capacitar a comunidade para questões relativas ao plano diretor explanando sobre temas relacionados ao desenvolvimento urbano na busca por uma melhor qualidade de vida na cidade em que vivemos, além de, também, incentivá-los ao empreendedorismo sustentável, como forma de emponderamento social, geração de emprego e renda.

Na oficina os participantes aprenderam a fazer uma luminária com design arrojado, mas que utiliza materiais simples e de baixo custo, e que podem ter exclente retorno no mercado

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.