Oficina "A segurança contra incêndio aplicada ao projeto de arquitetura"

A oficina: "A segurança contra incêndio aplicada ao projeto de arquitetura", aconteceu ontem à tarde para os acadêmicos de TCC II.

20/09/2018 • Atualizado em 20/09/2018 10:57

A oficina é voltada para a apresentação das medidas de segurança contra incêndio incorporado à construção de uma edificação. O acesso de viaturas, saídas de emergência, reserva técnica de incêndio e da central de gás, foram temas tratados durante a mesma:

O acesso de viaturas está relacionado com a localização da edificação no terreno, e possui características específicas que devem ser pensadas ainda na fase de implantação. Propor saídas de emergência adequadas é garantir a fuga segura dos ocupantes de uma edificação em caso de incêndio. Portanto, o aluno deve ter consciência das exigências normativas para propor soluções eficazes de fuga, atendendo a legislação específica.

A definição e característica do tipo de escada a ser utilizada, a quantidade mínima de saídas de emergência, a localização das mesmas, seu dimensionamento como também a influencia na concepção do projeto de arquitetura, foi um dos pontos mais discutidos entre os alunos.

A reserva técnica de incêndio (RTI) também é uma questão importante para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, uma vez que deve ser pensada como uma solução viável no projeto. Definição de volume, tipos de RTI e localização foram pontos tratados na oficina.

A pesquisa realizada por BRAGA (2016) em projetos de arquitetura mostrou que a central de gás é uma das medidas de SCI menos incorporadas nos projetos. Entretanto, é uma medida que também deve ser pensada ainda na concepção do projeto de arquitetura, pois possui características que interferem na implantação da edificação, na circulação de veículos e na facilidade de manuseio dos botijões de gás.

Todas essas medidas foram apresentadas durante a oficina e os alunos podem aplicar o conhecimento adquirido em seus projetos de TCC.

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.