Atividade de estratégias formais e compositivas

Desenvolvimento do processo criativo aplicado a concepção projetual arquitetônica

21/08/2019 • Atualizado em 21/08/2019 14:44

A professora da disciplina de Prática de Projeto I,  Marcieli Coradin, desenvolveu a atividade com objetivo de despertar a criatividades dos alunos já nos primeiros dias de aula. De uma forma lúdica os alunos escolheram três formas geométricas simples e a partir de experimentações compositivas das formas chegaram a um polígono. A partir desse polígono conceberam várias experimentações de layout com auxílio dos gabaritos dos móveis em MDF caracterizando os setores: íntimo, social e serviço referente a uma residência.

“Estou muito satisfeita como empenho e a produtividade dos alunos. A turma correspondeu muito bem a atividade, desenvolveram ótimos trabalhos atingindo com exatidão a proposta da atividade.” Relata Prof. Marcieli

Para a Aluna Cindy Moreira Basílio, “O exercício de layout foi de suma importância na compreensão dos espaços, e ter uma noção de dimensionamento funcional. Tive certa dificuldade com relação a disposição dos móveis, porém a dinâmica da atividade pode sanar dúvidas e ajudar a pensar melhor a organização dos espaços. Tenho certeza que depois deste exercício estaremos muito mais preparados para projetar.”

“Interessante a atividade desenvolvida em sala de aula como forma de soltar a criatividade, obtivemos a partir de três formas de figuras geométricas planas uma composição formal resultando em um produto, na qual pode-se pensar em uma situação de uma produção arquitetônica. É importante ressaltar que a experimentação projetual promove o domínio de composições formais e compositivas que levará a uma produção arquitetônica funcional de boa qualidade nos espaços de uma edificação.” Conclui Aluno Daybson Dias de Sousa.


 

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.