A IGREJA CATÓLICA E O DISCURSO DOS DIREITOS HUMANOS PARA A TRANSFORMAÇÃO DEMOCRÁTICA 1968-1978

Palavras-chave: Igreja Católica; Direitos Humanos; Jornal O Estado de São Paulo; Ditadura Civil-Militar.

Resumo

O artigo sobre Direitos Humanos no jornal O Estado de São Paulo, entre 1968-1978. Se justifica por serem   considerados os mais severos do governo militar. Trata das relações entre a Igreja Católica e a temática dos Direitos Humanos. A metodologia documental, no acervo do jornal, disponível online, descritores de busca “direitos humanos. Dos achados a Igreja Católica, potencializou seus posicionamentos políticos para   defesa dos direitos humanos, insurgiu contra situações extremas em que o Estado atentou contra a dignidade humana

Biografia do Autor

Mirian Cèlia Castellain Guebert, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR. Atualmente Pesquisadora Produtividade CNPQ, realiza pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG) onde também é professora colaboradora no Mestrado e Doutorado Interdisciplinar de Direitos Humanos.

Maria Cecília Barreto Amorim Pilla, Senhora, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Direito - UNICURITIBA (1990), graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas e professora das disciplinas de História dos Direitos Humanos e Seminários de Pesquisa. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em História na PUCPR entre os anos de 2008-2015 e da Especialização em História Social da Arte (2009-2016). É membro do projeto DIAITA - Patrimônio Alimentar da Lusofonia - na área de história e cultura da alimentação da Universidade de Coimbra desde 2014. É professora convidada da Universidade Católica de Moçambique para o Doutorado em Humanidades. É professora colaboradora no Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da UFG.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação; alimentos, símbolos, civilização; processo civilizador e direitos humanos e gênero. Foi membro do Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná entre 2017-2019. Professora visitante na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no mês de maio de 2019. É líder do Grupo de Pesquisas: História, Cultura e Política junto ao Cnpq desde 2009. Membro da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades.

Fernanda Busanello Ferreira, Senhora, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (nível mestrado e doutorado) e da Faculdade de Direito da UFG. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/UFG) como Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2013) com período de pesquisas no exterior (doutorado sanduíche) na Universidad de Burgos (Espanha) e no Centro di Studi sul Rischio de Lecce (Unisalento/Itália). Foi Presidente do NDE e Vice-Coordenadora do Programa de Monitoria da FD/UFG. Foi professora pesquisadora por 7 (sete) anos na Unibrasil (PR) instituição na qual foi membro, por 5 anos, e vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa. Foi também professora na Universidade Positivo (PR). É membro fundadora da ABRASD (Associação Brasileira dos Pesquisadores em Sociologia do Direito), pertencendo ao Conselho Consultivo da entidade. Docente em cursos superiores há mais de 13 (doze) anos nas seguintes áreas: direitos humanos, hermenêutica jurídica e direito constitucional. Pesquisa, principalmente, temas relacionados à atuação dos movimentos sociais na Comissão e Corte Interamericana de Direitos Humanos, participação popular e processos democráticos, ensino dos direitos humanos e fundamentos do direito constitucional.

Publicado
2023-10-17