NÍVEIS DE APRENDIZAGEM CTS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PROMOÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavras-chave: Educação CTS, Sequência Didática, Níveis de aprendizagem CTS

Resumo

Os debates envolvendo a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) instigam um repensar nas questões hegemônicas, visando munir a população de conhecimento frente aos problemas sociais, ambientais, culturais, políticos, econômicos, educacionais, científicos e tecnológicos que se apresentam. Pensando nestas problemáticas, o presente artigo tem o objetivo de analisar os níveis de aprendizagem CTS de estudantes do Ensino Médio, por meio da implementação de uma Sequência Didática que aborda o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Em se tratando de metodologia adotada, destaca-se a utilização de uma abordagem do tipo qualitativa, pautada em uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, por meio da implementação de uma Sequência Didática com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Paraná. A constituição dos dados se deu por meio da observação interseccionada aos diários de bordo dos pesquisadores na Sequência Didática, cuja análise ocorreu a partir dos estudos dos níveis de aprendizagem CTS de Strieder e Kawamura (2017). As análises evidenciaram que os alunos permeiam entre os níveis iniciais propostos pelo referencial, mas também apresentam aspectos de níveis que exigem uma criticidade maior.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2020 - até o momento). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências - GEPACT (UFPR). Membro do Projeto Estado da Arte da Educação Ambiental no Brasil - EArte (UNESP, USP, UNICAMP). Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2018 - 2020). Especialista em Ensino de Ciências (2020 - 2021); Docência do Ensino Superior (2020 - 2021); Meio Ambiente e Sustentabilidade (2017 - 2019), ambas pela Faculdade Futura. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos/RS - IFFar (2014 - 2017). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação Ambiental Crítica, Alfabetização Científica, Educação em Ciências e Práticas Socioculturais. Atua como revisor de periódico de diversos periódicos, bem como organiza livros acadêmicos.

Vinicius Fernando de Lima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), atuando como professor do Ensino Médio na rede pública do Estado do Paraná. Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), Universidade Federal do Paraná. Participou do programa de iniciação científica na área de investigação no ensino de Física e Ciências, também participou do Programa de iniciação à Docência (PIBID). Possui um trabalho classificado em 1Lugar na EVINCI/EINTI BANCA 101 - EDUCAÇÃO da 12 SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná) com o título "ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM FÍSICA".

Lucas Eduardo de Siqueira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre e Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pelo PPGECM na UFPR; Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é professor de Física da rede privada e do Estado. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

Publicado
2023-10-17