A EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO

Palavras-chave: Educação, Feminismo, Gênero, Universidades

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar a história das universidades no Brasil e o desenvolvimento dos estudos de gêneros. Dessa forma, dividiu-se o artigo em três momentos, nos quais o primeiro busca: verificar a educação superior no Brasil: a história e o surgimento das Universidades; o segundo: avaliar a contribuição das universidades comunitárias e públicas e o crescimento da educação e instituições de ensino superior; por fim, o terceiro momento busca: debater a necessidade uma educação emancipatória e com perspectiva de gênero. O problema de pesquisa quais os propósitos desenvolvidos nas universidades comunitárias e públicas para uma educação com perspectiva de gênero? A hipótese apresentada é a que a educação com perspectiva de gênero é o caminho a trilhar quando necessitamos de uma sociedade mais justa em todas as esferas e contextos sociais. A pesquisa aqui exposta é qualitativa, empregando-se o método hipotético-dedutivo, mediante técnica de pesquisa bibliográfica e exploratória.

Biografia do Autor

Marli Marlene Moraes da Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pós-doutoramento em Direito pela Universidade de Burgos - Espanha, com bolsa CAPES. Professora da Graduação e da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da UNISC. Coordenadora do Grupo de Estudos Direito, Cidadania e Políticas Públicas do PPGD da UNISC. MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação. Especialista em Direito Privado. Psicóloga com Especialização em Terapia Familiar. Membro do Conselho Consultivo da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Membro do Núcleo de Pesquisas Migrações Internacionais e Pesquisa na Região Sul do Brasil - MIPESUL. Integrante do Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes (GTARI/UNISC). Membro do Conselho Editorial de inúmeras revistas qualificadas no Brasil e no exterior. Autora de livros e artigos em revistas especializadas.

Etyane Goulart Soares, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito- Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC, Conceito Capes 5, na Linha de Pesquisa Diversidade e Políticas Públicas com Bolsa CAPES modalidade II (2021). Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2021). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Futura (2020). Graduada em Direito (2014 - 2018) na Universidade de Cruz Alta- UNICRUZ. Integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos - GPJUR (UNICRUZ) e do Grupo de Pesquisa em Direito, Cidadania e Políticas Públicas (PPGD / UNISC), coordenado pela pela Pós-Dr.ª Marli Marlene Moraes da Costa. Foi estagiaria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - Comarca de Tupanciretã-RS (2015 - 2016) e na Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Tupanciretã-RS (2016 - 2018). Pesquisa os seguintes temas: abuso sexual infantil, vivências e experiências dos profissionais da área Assistencial e Jurídica, gênero, políticas públicas.

Publicado
2024-06-28