EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE VISANDO APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde, Qualificação profissional, Educação em saúde, Educação continuada

Resumo

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) constituem uma categoria profissional cuja formação é desenvolvida durante a prática laboral. Assim, se faz necessário ações de educação permanente em saúde (EPS) buscando conhecimento técnico para a execução efetiva de suas atividades laborais. Nesse sentido, esse estudo buscou identificar como a literatura retrata a EPS para ACS, visando o aprimoramento da prática profissional. Foi realizado revisão integrativa seguindo as etapas: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura; coleta de dados; análise crítica dos estudos incluídos; discussão dos resultados; apresentação da revisão integrativa. A busca na literatura ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PUBMED (Medical Published service of the U.S. National Library of Medicine), Scopus (SciVerse Scopus), EMBASE e Web Of Science. Os artigos foram selecionados a partir de 2019, utilizando descritores específicos. Após análise criteriosa, oito artigos foram escolhidos por dupla escolha utilizando a plataforma RAYYAN. Todos os artigos encontrados possuem nível de evidência fraca condição que indica a carência de estudos mais robustos com intuito de monitorar as ações de EPS e seus efeitos na prática profissional do ACS. A experiência de qualificação capacitando-os para lidar com situações do contexto laboral, proporciona segurança e confiança no desempenho de suas funções. Além disso, possibilita a reflexão sobre suas atribuições profissionais e a responsabilização nas ações de educação e promoção da saúde. A partir dos estudos analisados a EPS é considerada uma ferramenta essencial na reconfiguração das práticas, representando a aprimoração da conduta profissional.

Biografia do Autor

Gislaine Aneanes da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2019). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (PPGECS -UFT). Bolsista CAPES - PDPG. Colaboradora nos Grupos de Estudos e Pesquisas GEPESAL - Grupo de Pesquisa em Ensino em Saúde na Amazônia Legal - e GEPESCol Grupo de Pesquisa de Estudos em Saúde Coletiva. Professora voluntária no curso de Enfermagem da UFT - Universidade Federal do Tocantins, supervisionando os acadêmicos no estágio de Urgência e Emergência.

Julia Leão Ávila Pessoa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (GEPESCol/UFT).

Renan Sallazar Ferreira Pereira

Doutor em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022), mestre em enfermagem pela Universidade Guarulhos (2013) e graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2009). É professor do Magistério Superior na Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, 40 horas - DE, lotado no Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Atua no "Grupo de Atual Docente Enfermagem em Fundamentação Básica”. É membro pesquisador no GEPESC_UFT (linha: "Saúde do trabalhador e Educação Permanente") e no GEPSPVAM_UFAM (Linha: Prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis). 

Mirian Cristina Dos Santos Almeida

Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade na Fundação Escola Saúde Pública de Palmas. Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).  Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos. Líder do Grupos de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva da UFT - GEPESCol.

Publicado
2024-06-28