VIVÊNCIAS TRANSFORMADORAS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM CURSO DE EXTENSÃO DEDICADO AO BOM VIVER

Palavras-chave: Bom viver, Sustentabilidade, Curso de extensão, Decrescimento sereno, Simplicidade voluntária, Economia Solidária

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de um curso de extensão sobre o bom viver, desenvolvido pelo Instituto Federal do Tocantins, que teve como objetivo construir um espaço formativo que pudesse proporcionar e desenvolver conjuntamente com os cursistas, uma formação centrada no diálogo teórico-metodológico para refletir sobre o Bom Viver e a Felicidade na contemporaneidade do trabalho e da economia e trabalhar propostas (ideias) alternativas para o desenvolvimento sustentável. Participaram do curso 15 pessoas de ambos os sexos, sendo 3 alunos do ensino médio, 4 alunos de graduação, 4 professores, 1 técnico administrativo e 3 do público externo ao IFTO. Foram realizados 10 encontros no período entre setembro e novembro de 2023 e utilizada a metodologia de estudo dirigido. Em cada encontro, buscamos entender teoricamente, questionar e refletir sobre formas de economias alternativas e compreender se de fato tais economias estão voltadas e/ou em sintonia com o Bom Viver, a Simplicidade Voluntária e o Decrescimento Sereno, além de pensar propostas de desenvolvimento voltados para o Bom Viver a partir do desenvolvimento local. Com base nos temas trabalhados nos encontros, como resultados, produzimos uma Feira de Economia Solidária, e foram elaborados relatos de experiência pelos alunos, que permitiu validar a compreensão dos conhecimentos compartilhados ao longo do curso. A experiência possibilitou reflexões teórico-práticas e vivências transformadoras, que instigou a produção de pesquisa na área do bom viver e permitiu repensar hábitos e a utopia de construção de um outro mundo possível.

Biografia do Autor

Ana Karolina de Araújo, Instituto Federal do Tocantins

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente realiza pesquisa em nível de Pós-Doutorado sobre Bom Viver, Sociedade e Sustentabilidade.

Carlos Eduardo Panosso, Instituto Federal do Tocantins

Professor de Sociologia no IFTO. Doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (UnB). Pesquisa e coordena projetos sobre o Bom viver, Simplicidade Voluntária e alternativas ao desenvolvimento.

Publicado
2024-06-28