SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

MAPEAMENTO BIBLIOMÉTRICO LONGITUDINAL (1974-2022)

Palavras-chave: Saúde Mental, Estudante Universitário, Bibliometria

Resumo

A população universitária é vulnerável para o desenvolvimento de sintomas de transtornos mentais. O objetivo desta revisão bibliométrica longitudinal foi explorar as tendências dos estudos sobre saúde mental de estudantes universitários até dezembro de 2022. Foram explorados 48 anos de estudos, incluindo 916 artigos extraídos das bases de dados Scopus e Web of Science. Com o uso do software R-RStudio e o pacote Bibliometrix, com a interface biblioshiny 4.1 realizou-se uma análise descritiva e uma análise longitudinal, dividida em três períodos temporais: 1974 a 2000, 2001 a 2011 e 2012 a 2022. Os resultados sugerem que a saúde mental dos estudantes vem sendo considerada uma questão de maior relevância dentro das universidades. Os estudos indicam um interesse crescente por temas como depressão, estresse e sofrimento psicológico, destacando a vulnerabilidade dos estudantes universitários, intensificada pela pandemia por COVID-19.

Biografia do Autor

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Psicologia Social, do trabalho e das Organizações, pós-doutorado em Administração, cursando pós-doutorado no Programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC. Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas – Tocantins (TO) – Brasil. Professora no Curso de Administração e PPGCOM/UFT e Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação (UFT).

 

Jorge Jose Ramirez-Landaeta, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação. Psicólogo Clínico. Cursando Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de produção, pós-doutorado em e Diagnóstico em Psicologia e em Métodos Saúde Coletiva, Professor e pesquisador do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC).

Publicado
2024-06-28