TOPOLOGIA DO SER E AS PAISAGENS DO SERTÃO

Palavras-chave: Topologia do ser, Ontologia, Paisagem, Sertão

Resumo

A reflexão proposta neste artigo, trata da topologia do ser, que pode ser entendida como a expressão fática da existência, como mundo vivido, perpassado por experiências, saberes e práticas. Esta dimensão espacial do devir existencial pode ser aplicada, epistemológica e metodologicamente, a diferentes ideias, conceitos e categorias do pensamento geográfico, como é o caso do sertão. Por se tratar de uma ideação ubíqua, no que se refere à (in)finitude de seus sentidos e possibilidades de correspondência empírica nas paisagens da realidade objetiva, o sertão torna-se um profícuo campo de reflexão e direcionamento da complexidade ôntica e ontológica da existência no topoi que a situa no mundo. O objetivo principal deste artigo, portanto, é apresentar, dialogar e aprofundar questões envolvendo os fundamentos ontológicos da existência na espacialidade a partir das paisagens do sertão.

Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araujo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Pesquisador Associado - Cátedra UNESCO Universidade Católica de Brasília. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - Prolam/USP, professor de Geografia na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Experiência como assessor e Diretor Substituto na Diretoria de Educação de Jovens e Adultos da Subsecretaria de Educação Básica/SEEDF e como coordenador no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano, em Limeira/SP. Experiência docente em etapas e modalidades da Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu). Participação e coordenação de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cursos de Graduação e Pós-Graduação, atuação e coordenação em formação de professores. Parecerista e avaliador ad hoc em periódicos e eventos acadêmicos. Participa dos grupos de pesquisa Juventude, Educação e Sociedade, da Faculdade de Educação da Universidade Católica de Brasília e Geografia, Literatura e Arte da Universidade de São Paulo. Membro do Centro Latinoamericano de Estudios en Epistemología Pedagógica (CESPE). Experiência nos seguintes temas: Geografia, Ciências Humanas, Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais, Currículo, Ensino de Geografia, Geoliteratura, Epistemologia e Ontologia. 

Publicado
2025-03-14