ESTADOS QUE DENOTAM EFICIÊNCIA NO GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO POSSUEM MELHOR QUALIDADE DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL?

Palavras-chave: Educação, Eficiência, Contabilidade, Setor Público, IPSAS

Resumo

Apesar do volume de recursos públicos investidos em educação no Brasil, não se pode afirmar que tal aporte resulte em ensino de qualidade. Em avaliações nacionais e internacionais a educação brasileira vem apresentando resultados insuficientes. Aliado a esse contexto, que evidencia a necessidade de uso eficiente dos recursos públicos, ocorre no Brasil, desde 2008, processo de convergência das normas vigentes de contabilidade do setor público às normas internacionais de contabilidade denominadas International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) com vistas a melhorar a qualidade das informações contábeis e o processo de tomada de decisão.  Diante desse cenário, o objetivo do presente estudo é avaliar se a qualidade da informação contábil impacta a eficiência técnica em educação em âmbito estadual. A metodologia compreende a Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliação da eficiência técnica relativa dos estados em educação. Em seguida, relaciona-se a eficiência com a qualidade da informação contábil por meio de regressão OLS. Os resultados sugerem uma relação negativa entre a qualidade de informação contábil e eficiência em educação. Ademais, o estudo visa contribuir com as discussões acerca da relação entre a eficiência e a qualidade de informação contábil no âmbito do setor público brasileiro e, sobretudo, dos efeitos do processo de harmonização da contabilidade pública brasileira às IPSAS.

Biografia do Autor

Patrik Donizetti Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Especialização em Direito em Administração Pública - Universidade Castelo Branco (UCB). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Graduação (Lic.) em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Curso Militar e de Manutenção de Aeronaves pelo Exército Brasileiro (CIAvEx-EB). 

Henrique Portulhak, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2018). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2013). Bacharel em Ciências Contábeis (2009) e Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Paraná (2011). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná. Líder do LOGOS - Laboratório de Pesquisa Contábil em Organizações, Governos e Sociedade, grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ e UFPR. Editor associado da Revista de Contabilidade e Controladoria. Possui experiência profissional em organizações públicas e privadas. Atua na área de pesquisa de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Interesse em pesquisas sobre os temas: Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Valor Público, Avaliação de Desempenho, Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor, Gestão Pública e no Terceiro Setor, Gestão em Saúde e Serviços Compartilhados.

Vagner Alves Arantes, Universidade Federal do Paraná

Professor no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (PPGCONT-UFPR) e no Departamento de Ciências Contábeis da UFPR. Doutor em Contabilidade pelo PPGCONT-UFPR com Doutorado Sanduíche na École des Sciences de la Gestion, na Université du Quebec à Montreal, Canadá (ESG-UQAM). Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Vice-Coordenador do curso de Ciências Contábeis do Departamento de Ciências Contábeis - UFPR (2022-2024). Integrante do Laboratório de Pesquisa Contábil em Organizações, Governos e Sociedade (LOGOS) e do Laboratório de Finanças (LABFIN). Avaliador de periódicos de Contabilidade e de congressos nacionais e internacionais de Contabilidade. Atuou como docente no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (2013-2021) e como coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFV-CRP (2013-2015). Atua nas áreas de Contabilidade Societária e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Tem interesses de pesquisas nos temas de: conexões políticas; divulgação voluntária; desempenho contábil e de mercado; transparência governamental; compliance.

Publicado
2024-06-28