UMA REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA A PARTIR DA TEMÁTICA POVOS INDÍGENAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08
Resumo
A pesquisa apresentada fundamenta-se em uma revisão bibliográfica da literatura, utilizando as bases de dados do Portal de Periódicos CAPES, com o objetivo de responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como o tema dos povos indígenas tem sido tratado no ensino de Ciências da Natureza na educação básica nas escolas brasileiras? Para conduzir este estudo, foi estabelecido um recorte temporal de 20 anos, visando compreender como o tema foi tratado antes e depois da promulgação da Lei nº 11.645/2008. Neste artigo, foram delineados os parâmetros de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e avaliação da qualidade das pesquisas, bem como o levantamento, extração e análise dos resultados, realizados por meio de uma síntese textual narrativa. A busca minuciosa resultou em oito manuscritos, dos quais três foram excluídos da revisão, enquanto os cinco restantes foram submetidos a uma análise criteriosa e discussão dos dados. Através da leitura e análise dos manuscritos selecionados na base de busca, foi possível constatar que a temática dos povos indígenas está gradualmente ganhando espaço no ensino de Ciências da Natureza. Contudo, as pesquisas analisadas evidenciaram limitações no que diz respeito ao ensino de Química na educação básica, especialmente no Ensino Médio.