MAPEANDO O DOMÍNIO CONCEITUAL TPACK DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
Resumo
A partir de uma investigação na formação inicial docente, esse artigo visa apresentar as percepções sobre o perfil teórico TPACK que graduandos em Física Licenciatura (GFL) detém. Esta pesquisa, aprovada no Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná, caracterizada por uma abordagem quantitativa de objetivo descritivo, utiliza o procedimento de survey e possui natureza básica. Para a constituição de dados, com a participação de 13 GLF, utilizou-se um questionário na Escala Likert de 4 pontos, tendo um Alfa de Cronbach de 0,856. A análise de dados, considerando distribuição não normal e heterogênea, confirmada pelo teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, por meio do teste Kruskal-Wallis, revelou existência de diferenças significativas nas tendências centrais das percepções dos GLF em relação às assertivas sobre o TPACK, tendo nível de significância estatística estabelecido em 0,05 (p < 0,05). Ao término, percebeu-se que os GFL que estão no 9° período apresentam tendência positiva e densidade central sobre as assertivas CP1 e CTPC2, e que os GFL com idade entre 20 e 23 anos apresentam uma concordância superior em relação à assertiva CT3 e também sobre a assertiva CTC4.
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