MAPEANDO O DOMÍNIO CONCEITUAL TPACK DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA

Palavras-chave: Ensino de Física, TPACK, Percepções docentes, Análise quantitativa

Resumo

A partir de uma investigação na formação inicial docente, esse artigo visa apresentar as percepções sobre o perfil teórico TPACK que graduandos em Física Licenciatura (GFL) detém. Esta pesquisa, aprovada no Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná, caracterizada por uma abordagem quantitativa de objetivo descritivo, utiliza o procedimento de survey e possui natureza básica. Para a constituição de dados, com a participação de 13 GLF, utilizou-se um questionário na Escala Likert de 4 pontos, tendo um Alfa de Cronbach de 0,856. A análise de dados, considerando distribuição não normal e heterogênea, confirmada pelo teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, por meio do teste Kruskal-Wallis, revelou existência de diferenças significativas nas tendências centrais das percepções dos GLF em relação às assertivas sobre o TPACK, tendo nível de significância estatística estabelecido em 0,05 (p < 0,05). Ao término, percebeu-se que os GFL que estão no 9° período apresentam tendência positiva e densidade central sobre as assertivas CP1 e CTPC2, e que os GFL com idade entre 20 e 23 anos apresentam uma concordância superior em relação à assertiva CT3 e também sobre a assertiva CTC4.

Biografia do Autor

Everton Bedin, UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Lucas Eduardo de Siqueira, UFPR

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo PPGECM na UFPR (2022) e doutorando pelo mesmo programa. Atualmente é professor de Física da rede privada e pública de Ensino. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física

Vinicius Fernando de Lima, UFPR

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021). Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Atua como professor do Ensino Médio na rede pública do Estado do Paraná. Participou do programa de iniciação científica na área de investigação no ensino de Física e Ciências, também participou do Programa de iniciação à Docência (PIBID). Possui um trabalho classificado em 1Lugar na EVINCI/EINTI BANCA 101 - EDUCAÇÃO da 12 SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná)

Anna Carolina Cunta de Oliveira Viviani, UFPR

Mestranda em Educação em Ciências e em Matemática

Publicado
2025-04-16