UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO BÁSICO

  • Douglas Aquino Moreno Universidade Federal do Tocantins
  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Jayanne Xavier Gomes Centro Universitário Luterano de Palmas
Palavras-chave: Gamificação, Tecnologias Educacionais, Ensino Básico, Motivação

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que explora os benefícios e técnicas de gamificação aplicáveis ao ensino básico. A pesquisa abrangeu estudos publicados entre os anos de 2015 e 2022, com o objetivo de analisar o impacto da gamificação no engajamento e na aprendizagem de alunos do ensino básico, além de destacar técnicas que podem ser adotadas por escolas e professores. A metodologia de Revisão Sistemática da Literatura utilizada neste trabalho foi adaptada Sousa e Melo (2021). Foram selecionados 26 artigos por meio dessa metodologia, dos quais 13 foram analisados para responder às questões norteadoras da pesquisa. As conclusões indicam que a gamificação é eficaz para despertar a motivação dos alunos e combater a dispersão em sala de aula.

Biografia do Autor

Douglas Aquino Moreno, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialização em Engenharia de Software com ênfase em qualidade e teste de software pela UNOPAR. Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA.

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Professor da UFNT e docente vinculado ao PPPGE/UFT e ao ProfArtes/UFU. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ-2.

Publicado
2024-06-28