DANÇA E MOVIMENTO

IMPACTOS PSICOLÓGICOS DO BALLET CLÁSSICO EM MULHERES ADULTAS

  • Irenides Teixeira CEULP/ULBRA
  • Verena Schultz CEULP/ULBRA
  • Ana Letícia Covre Odorizzi Marquezan CEULP/ULBRA
  • Valdirene Cássia da Silva CEULP/ULBRA
Palavras-chave: Dança, Ballet, Subjetividade, Autoestima

Resumo

Sabe-se que a fase adulta é um momento em que muitas transformações acontecem e, por isso, algumas adaptações devem ser realizadas na vida do indivíduo. É nessa etapa da vida que as preocupações com a saúde e o bem-estar físico e psicológico se intensificam. A prática de Ballet Clássico em mulheres adultas tem crescido, e pensando nisso este trabalho buscou compreender os impactos psicológicos da prática de Ballet Clássico em mulheres na fase adulta. Para isso foram abordados temas como o Desenvolvimento Humano na fase adulta, a mulher contemporaneidade, conceitos sobre a Qualidade de Vida e sobre os benefícios da atividade física, bem como um breve histórico da dança, mais especificamente do Ballet. Como instrumento de coleta de dados, para responder à questão problema da pesquisa, foi utilizado o método do Grupo Focal. Para a construção dos resultados, foi realizada uma leitura subjetiva das falas das participantes. Com isso foi possível obter como resultado dessa pesquisa que o principal impacto psicológico promovido pela prática dessa atividade se relaciona com transformações positivas da autoestima, autoimagem e autoconceito.

Biografia do Autor

Irenides Teixeira, CEULP/ULBRA

Doutora em Educação (UFBA), Mestre em Comunicação e Mercado e Especialista em Teorias da Comunicação (FACASPER), Especialista em Psicologia Clínica (CEULP/ULBRA), Graduada em Psicologia e em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (CEULP/ULBRA), Graduada em Processamento de Dados (UNITINS). Fotógrafa com formação pelo Centro de Comunicação e Artes (SENAC/SP). Possui Formação em Arteterapia (AQUILAE/CE). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

Verena Schultz, CEULP/ULBRA

Psicóloga pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Ana Letícia Covre Odorizzi Marquezan, CEULP/ULBRA

Psicóloga pela Fundação UNIRG, Especialização em Gerontologia (UFT) e Mestrado em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação (PPGE/UFT) com ênfase em Psicologia da criatividade e envelhecimento. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva Comportamental, dança Clássica e Contemporânea pela Formação em Ballet aplicada a saúde mental e Psicologia da saúde no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (NASF). Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp Ulbra.

Valdirene Cássia da Silva, CEULP/ULBRA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Comunicação, Estratégias e linguagens. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/Ulbra e Faculdade Católica do Tocantins - FACTO. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em tecnologias da informação e da comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia e cultura. Membro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins-Brasil.

Publicado
2019-04-04