VOZES DA INCLUSÃO NA AMAZÔNIA
EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFT
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a inclusão de acadêmicos com deficiência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins (UFT) localizado na Amazônia Legal. A pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, utiliza a técnica documental para examinar políticas institucionais e práticas de inclusão, além de realizar entrevistas com estudantes que se identificaram como pessoas com deficiência (PCD) durante a matrícula. Os dados foram coletados a partir de documentos da Central de Acessibilidade e Educação Exclusiva Inclusiva (CAEI) da UFT, bem como de normativas institucionais, como o Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Os resultados evidenciam tanto os avanços nas políticas de inclusão quanto os desafios persistentes, como a necessidade de maior conscientização e capacitação dos docentes. O estudo conclui que, apesar dos progressos, é fundamental um compromisso contínuo com a acessibilidade e a inclusão, visando garantir a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes com deficiência. As implicações para a prática acadêmica e sugestões para futuras pesquisas são discutidas, reforçando a importância de um ambiente educacional inclusivo.
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