O GRÊMIO ESTUDANTIL E SUA ATUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

UM HORIZONTE DEMOCRÁTICO OU GERENCIALISTA DA EDUCAÇÃO?

Palavras-chave: Educação Básica, Gestão Democrática, Órgão Intercolegial, Educação Municipal no Tocantins

Resumo

O artigo em tela objetiva analisar a organização estudantil por meio do grêmio em uma escola pública de um município tocantinense e sua repercussão na efetivação da gestão democrática. O estudo está assentado em pesquisa bibliográfica e empírico documental. Os achados evidenciam que a criação e implementação de órgãos intercolegiados, como as agremiações, é um dispositivo fundamental para o fortalecimento da gestão democrática. Conclui-se da necessidade de problematizar a finalidade da agremiação estudantil nas unidades escolares com enfoque no fortalecimento da  gestão democrática da educação.

Biografia do Autor

Adriano Pereira de Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pedagogo pela Faculdade Guaraí (FAG). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Joildy Gomes Brito, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pedagoga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado
2025-03-13