SUJEITO E SUBJETIVIDADE
PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Abstract
O presente artigo integra o referencial teórico da tese de doutorado “A constituição subjetiva do professor enquanto sujeito da sua ação” (Gallert, 2016). A discussão sobre o conceito de sujeito parte da compreensão etimológica da palavra, resgata perspectivas teóricas e epistemológicas e aprofunda com a abordagem da Teoria da Subjetividade, de Fernando González Rey. Entender o sujeito e a subjetividade a partir desta abordagem teórica implica rescindir-se de dicotomias como razão e emoção, social e individual, consciente e inconsciente. Implica romper com o paradigma dominante da racionalidade, da fragmentação e do determinismo, a fim de analisar e compreender as pessoas e os contextos sociais em que convivem a partir do processual, do indissociável, do provisório, do imprevisível e do contraditório, na perspectiva de uma abordagem complexa, sistêmica, histórica e cultural sobre a subjetividade e o sujeito. Este referencial fundamentou a realização da pesquisa sobre a constituição subjetiva de um professor que, mesmo em meio ao contexto desafiador e complexo dos seus espaços de atuação profissional, vivia a docência de maneira propositiva e ativa, possibilitando analisá-lo na perspectiva do conceito de sujeito.
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