NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DE MULHERES EMPRESÁRIAS

UM ESTUDO DAS SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA

Abstract

A flexibilização das fronteiras entre as esferas produtiva e reprodutiva permitiu que as mulheres navegassem em diversos espaços e ocupassem posições em campos tradicionalmente dominados pelos homens, como o empreendedorismo. Reconhecendo que os caminhos das mulheres envolvem estratégias nos âmbitos pessoal e profissional, este estudo explora as trajetórias de vida das mulheres empreendedoras. Analisamos os elementos socioculturais que moldam e influenciam suas jornadas, bem como as tensões que cada participante encontra ao longo do caminho. Por meio de dez entrevistas narrativas individuais (auto)biográficas, analisadas por meio da Análise de Conteúdo Temático-Categorial, nossos resultados revelam uma tendência a legitimar o patriarcado como um modelo familiar herdado das famílias nucleares das participantes. Esse padrão se reflete nos negócios da maioria dos participantes e reforça o estereótipo dos papéis das mulheres como inerentemente ligados às tarefas domésticas. Também destacamos as tensões que perpetuam a dominação masculina e a desigualdade de gênero, ressaltando o papel do gênero no campo empresarial em vários níveis. Por outro lado, as participantes expressam um sentimento de autorrealização em suas funções como empresárias, sugerindo uma possível mudança no habitus desse cenário empresarial. 

Author Biographies

Elisa Maria Barbosa Amorim-Ribeiro, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia

Luciana Mourão, Universidade Salgado de Oliveira
Doutora em Psicologia pela UnB  
Álvaro Rafael Santana Peixoto, Universidade Salgado de Oliveira

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo

Published
2025-04-25