A GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS NA REDE HOTELEIRA DE FOZ DO IGUAÇU, PR.

  • José Antonio Cescon
  • Antônio Carlos Brunozi Junior
  • Lidiane dos Santos Silva UNICATOLICA
Palavras-chave: Relações interorganizacionais, gestão de custos interorganizacional, hotelaria, custos.

Resumo

O estudo aborda as principais características do setor hoteleiro, sua estrutura de capital e modelo de gestão, bem como os níveis de conhecimentos dos gestores de hotéis, quanto às relações interorganizacionais (RIOs) e à Gestão de Custos Interorganizacional (GCIs). A pesquisa foi realizada na rede hoteleira da cidade de Foz do Iguaçu. De uma população de 112 hotéis, a amostra é composta por 37 hotéis, o que representa 33,00% da população, e a coleta de dados realizou-se através da aplicação de um questionário estruturado. Os resultados evidenciam que as empresas hotelarias pesquisadas enquadram-se nos diversos tipos de redes e que os gestores têm conhecimentos sobre as RIOs e as GCIs, os quais possibilitam aos mesmos habilidades para atuar e/ou desenvolver processos nas Relações Interorganizacionais e na Gestão de Custos Interorganizacional e com isto obter vantagem competitiva. Os resultados evidenciam também que as RIOs e as GCIs não possuem papel representativo no segmento de hotelaria de Foz do Iguaçu.

 

Palavras chave: Relações interorganizacionais, gestão de custos interorganizacional, hotelaria, custos.

Biografia do Autor

José Antonio Cescon

Doutor em Ciências Contábeis pela Unisinos (2018), Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Unisinos (2004) , Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela UEM (2000), Graduação em Ciências Contábeis pela Facisa (1984)

Antônio Carlos Brunozi Junior

Doutor em Ciências Contábeis pela Unisinos , Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado em Ciências Contábeis.

Publicado
2020-09-18