DINAMIZANDO UM PROTOCOLO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

  • Ana Beatriz Dupré Silva Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Rafaela de Abreu Martins Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)
Palavras-chave: Escolha Profissional, Orientação Profissional, Análise do Comportamento

Resumo

Sabe-se que durante o período da adolescência o indivíduo precisa tomar decisões em relação ao seu futuro (ALMEIDA; PINHO, 2008) e, diante da necessidade de
escolha por uma profissão, a Orientação Profissional tem sido apresentada como um suporte nesse processo. Destaca-se o trabalho da psicóloga Cynthia Borges de Moura (MOURA, 2004), que propôs um Programa-Modelo de Orientação Profissional, baseado na Análise do Comportamento, que contém atividades vivenciais além de materiais que exigem as práticas de leitura e escrita. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo traçar adaptações a este protocolo, para que ele se tornasse mais dinâmico quando utilizado com indivíduos pouco letrados, numa pesquisa qualitativa, descritiva, aplicada, com levantamento de campo e ex post facto. A amostra foi composta por 20 participantes, que relataram suas experiências na condução de grupos. Por meio da análise do conteúdo verbalizado pelos participantes foi proposta uma releitura do Programa.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Dupré Silva, Centro Universitário Luterano de Palmas

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (1988). Psicóloga pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1998), possui Formação em Terapia Comportamental pelo Instituto São Paulo de Análise do Comportamento (2000), é Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002), Doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2012) e Analista do Comportamento Acreditada pela ABPMC (012/2018). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Luterano de Palmas, trabalhando com Análise do Comportamento em vários contextos.

Rafaela de Abreu Martins, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Psicóloga pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), pós graduanda em Gestão de Pessoas e Liderança pela Faculdade Laboro, atuando nas áreas Clínica e Organizacional.

Publicado
2020-09-18