ANAIS 11º CONGRESSO DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS

12 e 13 de Novembro de 2009
Como referenciar
ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 11., 2009, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2009. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2009/anais. Acesso em: 15 jan. 2025
Apresentação

Quando os algarismos começam a se aglomerar e a se distanciar da casa das unidades, começamos a ter noção de que o tempo corre e as coisas realmente acontecem, independente de sermos protagonistas ou simplesmente público passivo. Quando o tempo passa percebemos que o que fazemos pode não ser somente um conjunto de ações; pode ser história.
O Encoinfo, agora completando seu primeiro ano na casa das dezenas, ainda novo, se compararmos com a idade de muitos de nós que temos este material em mãos, está no rol daquelas ações que podemos dizer que fazem história.
Por aqui já passaram diferentes tecnologias, desde as que eram promessas incipientes – e hoje se mostram presentes no mundo, como o XML, para ficarmos em somente um exemplo – até aquelas que julgávamos meio esquecidas e, tais como Phoênix, aprontavam-se para ressurgir das cinzas.
Por aqui já passaram alunos, que viraram professores, pesquisadores e orientadores.
Por aqui passaram formatos de arquivos, meios de arquivamento, formas de diagramação, tipos de indexação. Até diferentes tipologias de fontes fazem parte dos que aqui deixaram sua impressão.
Mesmo tão novo, o Encoinfo partiu de uma época em que o celular era um avanço tecnológico recém surgido para um contexto em que este pequeno aparelho já possui mais memória do que os computadores existentes em suas primeiras edições. Do armazenamento em “discos pesados” para o armazenamento nas... nuvens!
Os que hoje estão com seus nomes registrados, alunos, professores, parceiros e apoiadores, com certeza serão parte da história do Encoinfo. Mas, mais importante do que isso, é saber que o Encoinfo, de alguma forma, é história na vida de muitos que por aqui passaram.
A todos, nosso agradecimento.
Comissão Organizadora

"A história do mundo é, essencialmente, história de idéias."
H. G. Wells

Artigos