Publicado em: 08/12/2017 19:26 - Atualizado em: 08/12/2017 19:29

Docente e acadêmicos participam de visita técnica em Mato Grosso

Visita a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) que se tornou uma referência no Brasil


Por Prof. Adm. Sidney Sândheskinny - Coordenador Adjunto

O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do CEULP/ULBRA – NEI, realizou com parceiros uma visita técnica a região Vale do Peixoto, em Matro Grosso.

 

Além da coordenadora do NEI, professoa DSc. Angela Ruriko Sakamoto, também fizeram parte da comitiva acadêmicos, membros de associações, cooperativas, representantes da OCB/SESCOOP-TO e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de Tocantins, que juntos visitaram a região no objetivo de conhecer de perto o sistema organizacional, planejamento estratégico, projetos e ações ambientais, empreendedorismo no processo de extração mineral, inserção de tecnologia na garimpagem, assistência técnica, manejo e legalização das áreas de garimpo, viabilização de termos de cooperação e parcerias, e atuações de caráter social junto aos cooperados e a comunidade.

 

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) se tornou um referencial no Brasil, em se tratando de cooperativismo mineral e seus impactos positivos na legalização, geração de empregos, consolidação econômica regional, sustentabilidade ambiental, promoção social e na qualidade de vida dos que lidam nesta histórica e tradicional atividade de trabalho, que até mesmo nos dias atuais continua sendo uma das principais fontes de renda dos seis municípios da área de abrangência da cooperativa.

 

No primeiro dia de visita a comitiva teve a oportunidade conhecer a estrutura física, setores e departamentos, bem como o quadro técnico administrativo, financeiro e ambiental da cooperativa de garimpeiros que se aproxima de 6.000 cooperados – a 2ª maior do país.

 

O Presidente da COOGAVEP, Gilson Gomes Camboim, fez um breve relato dos avanços, conquistas, progresso e desenvolvimento da cadeia produtiva mineral com foco no equilíbrio, responsabilidade e sustentabilidade ambiental, fazendo com que o garimpeiro passasse a ser reconhecido e respeitado como um empreendedor de mineração.

 

A comitiva permaneceu em loco por três dias.

 

Veja matéria completa em: https://youtu.be/_xoyjcWtYPM

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000