Artigo premiado em Congresso Nacional

Grupo de Pesquisa Engenharia Inteligente de Dados é premiado no SBSC´2014.

16/10/2014 • Atualizado em 16/10/2014 17:22

O trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Engenharia Inteligente de Dados do CEULP, mais uma vez, teve mérito reconhecido no Congresso de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação com a premiação do segundo melhor artigo finalizado.

O trabalho premiado foi “Modelo de Recomendação de Especialistas em Ambientes Sociais Virtuais”, que, segundo o prof. Edeilson, um dos autores do artigo, “apresenta um modelo que tem como propósito a utilização de informações públicas de perfis na internet (e.g. conhecimento explicitado pelas pessoas e suas relações sociais) para o reconhecimento de especialidades”.

Além deste, o Grupo apresentou outro trabalho no evento: “TidalTrust Versus. T-SWEETS: uma Análise da Eficácia no Processo de Inferência de Confiança em Ambientes Virtuais Sociais”. Ambos os trabalhos são de autoria dos professores dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do CEULP - Edeilson Milhomem, Jackson Gomes e Parcilene Fernandes -  do egresso do curso de Sistemas de Informação, Diego Oliveira, e Dos profs. Ana Carolina Salgado Silvio Meira do Centro de Informática/UFPE e C.E.S.A.R..

 

Sobre o SBSC

O SBSC 2014 aconteceu em Curitiba, de 6 a 9 de outubro, e é o mais importante fórum nacional de debates para pesquisadores e profissionais da área de Sistemas Colaborativos e reúne importantes pesquisadores do cenário nacional e internacional.  O evento discute  o desenvolvimento,  a  avaliação  e  o  uso  de  ferramentas  para  dar  suporte  à  colaboração entre  pessoas,  sob  várias  perspectivas, por exemplo, no   desenvolvimento  e  a avaliação  de  sistemas  colaborativos,  a  investigação  de  como  a  colaboração  ocorre  na prática e a aplicação de sistemas colaborativos em diversos domínios. O SBSC é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e está em sua 10ª edição.

 

Sobre o Grupo de Pesquisa Engenharia Inteligente de Dados

O principal objetivo do grupo de pesquisa é o entendimento de como a dinâmica das relações humanas em ambientes sociais virtuais podem ser utilizadas para descoberta de conhecimento. Na área de Mineração de Dados, Recuperação e Busca de Informação objetiva investigar técnicas e abordagens para a descoberta inteligente de conhecimento. Na área de Análise de Redes Sociais, almeja estudar técnicas e abordagens para a exploração das características das relações sociais para automatizar mecanismos de recomendação. Na área de Análise de Sentimentos, a partir de um estudo multidisciplinar que considera a teoria da Psicologia denominada “Análise do Comportamento”, busca a inferência de alguns dos aspectos relacionados ao conceito de “Sentimento”, por exemplo, emoções e opiniões. Na área de gamificação, tem-se a possibilidade de criar mecanismos que utilizem elementos do contexto de “jogos” em ambientes de vivência virtuais, amplificando o estabelecimento das relações, promovendo a autonomia e a fidelidade do usuário.

 

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento